IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cinco coisas que vão dar o que falar hoje

Jonathan Ferro

28/05/2015 10h33

(Bloomberg Business) - As ações chinesas despencam, o Nikkei se recupera e uma investigação na Fifa aturde o mercado acionário do Catar. Eis alguns dos assuntos que vão dar o que falar nos mercados nesta manhã.

Ações chinesas descobrem a gravidade

O inigualável rali da China foi impulsionado, até certo ponto, pelo crescimento recorde no endividamento para financiar títulos, então quando algumas corretoras líderes decidiram ajustar os empréstimos hoje, aconteceu o inevitável: o Shanghai Composite despencou 6,5 por cento, a maior perda em um dia em quatro meses. O Shenzhen Composite também não se saiu bem e recuou 5,52 por cento.

Hanergy sob investigação

Na semana passada, falamos de uma empresa chinesa chamada Hanergy Thin Film Power Group, que opera em Hong Kong e tinha perdido quase metade de seu valor em cerca de 24 minutos, sem motivo aparente. Hoje, pouco depois de o presidente do conselho da Hanergy descartar pessoalmente as notícias de uma investigação como "puro rumor", a Comissão de Valores de Hong Kong confirmou que está investigando a companhia.

Ações japonesas se recuperam

A série de ganhos do mercado acionário continuou no pregão de hoje depois que o iene atingiu brevemente uma baixa registrada em dezembro de 2002 frente ao dólar. O Nikkei 225 terminou o dia no azul pelo décimo dia consecutivo, o mais longo período de ganhos diários desde 1988. Desde o começo de 2013, a moeda japonesa se desvalorizou quase 30 por cento frente ao dólar.

Risco de contágio da Grécia de fato existe

Essa é a opinião do Banco Central Europeu. Em seu Relatório de Estabilidade Financeira, o BCE disse: "Na falta de um acordo rápido em relação às necessidades estruturais de implementação, o risco de um ajuste para cima do prêmio de risco exigido nos títulos soberanos vulneráveis da zona do euro poderia se concretizar". Em bom português, se a Grécia não chegar a um acordo com os credores em breve, os yields dos bonds poderiam aumentar em outros países da zona do euro.

Investigação na Fifa sacode mercado acionário do Catar

As ações do Catar continuam a cair depois que as autoridades suíças disseram que estão investigando a votação que concedeu ao país a Copa do Mundo de 2022. O índice QE recuou 1,5 por cento ontem e chegou a afundar até 2,88 por cento em certo momento hoje.

Título em inglês: 'Five Things Everyone Will Be Talking About Today'

Para entrar em contato com o autor: Jonathan Ferro, jferro10@bloomberg.net