IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cinco coisas que vão dar o que falar hoje

Jonathan Ferro e Lorcan Roche Kelly

30/06/2015 10h15

(Bloomberg Business) - Oscilações enormes nas ações chinesas, mais notícias da Grécia e o segundo trimestre está no fim. Eis alguns assuntos que vão dar o que falar nos mercados nesta manhã.

Prazo para pagar o FMI vence hoje

A Grécia deverá pagar US$ 1,7 bilhão ao FMI no fim desta terça-feira, mas muitos acreditam que o pagamento não será realizado. As agências de classificação de risco dizem que não realizar o pagamento ao FMI não constituiria um calote e não está claro como o BCE reagiria. Mas do ponto de vista da reputação, o dano é significativo: não pagar o FMI colocaria a Grécia na companhia de países como Sudão, Somália e Zimbábue.

Autoridade do BCE não descarta "Grexit"

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, disse à emissora nacional ERT que os credores europeus não se atreveriam a expulsar seu país da zona do euro. Segundo Tsipras, o custo seria "enorme". Mas Benoît Cœuré, do BCE, tem uma visão diferente e disse ao jornal francês Les Echos que uma saída já não pode ser descartada.

Volatilidade cresce vertiginosamente em Xangai

O índice Shanghai Composite está se comportando mais como se fosse US$ 8 trilhões em ações de um centavo de dólar do que o índice de ações de referência da segunda maior economia do mundo. O mercado acionário chinês encerrou o dia com valores positivos pela primeira vez em quatro dias, registrando seu maior dia de ganhos desde março de 2009. O Shanghai Composite fechou com uma alta de 5,5 por cento, mas somente depois de cair mais de 5 por cento no começo do pregão, a maior oscilação intradiária desde 1992.

Encerrando o segundo trimestre

Na Europa, o segundo trimestre foi quase o contrário absoluto do primeiro: nos primeiros três meses do ano, as ações europeias tiveram seu melhor trimestre desde 2009 e o euro, o pior trimestre da sua história. No momento que esta matéria foi escrita, as ações europeias estavam prestes a terem seu pior trimestre desde 2012 e a moeda comum se encaminhava para seu maior ganho trimestral frente ao dólar desde 2011. Antes do último dia de trading do segundo trimestre, as ações dos EUA apagaram os ganhos para 2015 e os títulos do Tesouro dos EUA se dirigiam à sua primeira perda trimestral desde 2013.

Dados para hoje

No Reino Unido, uma leitura final do PIB do primeiro trimestre mostrou que a economia cresceu acima do estimado anteriormente. Na Europa, a primeira leitura da inflação na zona do euro para o mês de junho mostrou que os preços ao consumidor subiram pelo segundo mês consecutivo. E nos EUA, o índice S&P/Case-Shiller será publicado às 9h em Washington e um índice de confiança do consumidor, às 10h, horário de Nova York.

Título em inglês: 'Five Things Everyone Will Be Talking About Today'

Para entrar em contato com os autores: Jonathan Ferro, jferro10@bloomberg.net Lorcan Roche Kelly, lrochekelly@bloomberg.net