IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Braço da Alibaba se abre ao capital para construir império financeiro na China

Bloomberg News

03/07/2015 17h01

(Bloomberg) - A filial financeira da Alibaba Group Holding Ltd. tem planos para se tornar um enorme colosso chinês de serviços e está disposta a permitir que os investidores participem de sua batalha contra instituições consolidadas e controladas pelo Estado.

A Zhejiang Ant Small Micro Financial Services Group Co., que vendeu 12,4 por cento de suas ações aos investidores em sua última rodada de financiamento, continua aberta a arrecadar mais capital enquanto incursiona em áreas como seguros e classificação de crédito, disse Eric Jing, o presidente recém-nomeado, em uma entrevista.

A empresa conhecida como Ant Financial, que domina o setor de pagamentos do comércio eletrônico na China, teria sido avaliada em mais de US$ 40 bilhões em sua rodada mais recente - o que faria dela uma das maiores empresas privadas de tecnologia do mundo -. Ela administra o Yu'E Bao, o maior fundo do mercado monetário do país, e está visando mutuários menores para aproveitar um mercado que é ignorado pelos bancos tradicionais.

"Queremos ser o motor de crescimento mais forte de finanças na internet do mundo", disse Jing em seu escritório, na cidade de Hangzhou, que fica no leste da China. "Queremos ajudar mais empresas, consumidores e parceiros de pequeno porte para estimular a inovação", disse ele, em sua primeira entrevista à mídia estrangeira desde que foi nomeado para o cargo em junho.

A empresa está planejando abrir o capital no futuro, embora ainda não tenha uma previsão, e não descarta arrecadar mais fundos antes disso, disse Jing.

Fundo de pensão

Em uma rodada finalizada no mês passado, a Ant Financial vendeu uma participação de cerca de 12,4 por cento a investidores externos, inclusive ao Fundo Nacional de Segurança Social, confirmou o executivo. O fundo de pensão comprou cerca de 5 por cento, disse Wang Zhongmin, vice-presidente do fundo, em junho.

Talvez os investidores se sintam atraídos pelo crescimento exponencial da Ant Financial. Desde que começou a existir como Alipay em 2004, a empresa se tornou a maior provedora virtual de serviços financeiros do país, com a ajuda de seu papel como método de pagamento preferencial nas plataformas da Alibaba.

Desde então, ela se expandiu a setores adjacentes, como seguros e crédito on-line.

A Alipay agora conta com 400 milhões de usuários ativos e tem mais de 17 milhões de usuários registrados no exterior, revelou Jing pela primeira vez. A empresa está vinculando o serviço a hospitais, redes de comida rápida e outros lugares incomuns.

Fúria dos bancos

Assim como a Alibaba, a Ant Financial supostamente favorece uma estrutura de parceria que permite que a diretoria nomeie uma maioria dos diretores do conselho antes da abertura do capital.

Agora, as incursões da empresa pelo setor bancário - como através do recém-iniciado MYbank - irritaram os credores do país.

A Ant Financial diz que só está tentando facilitar a vida das pessoas e das empresas de menor porte em um sistema que sempre favoreceu as corporações governamentais. Ela quer atender a 10 milhões de empreendimentos menores em cinco anos.

Outros produtos

Mais de 200 milhões de usuários do Alipay já administram o próprio dinheiro através de produtos financeiros como o Yu'E Bao, que reuniu cerca de US$ 115 bilhões em ativos até o fim de março.

A companhia também lançou o "Le Ye Bao", que possibilita que empresas adquiram cobertura de seguro para os funcionários a uma taxa relativamente mais barata, disse Jing, que antes trabalhou como diretor financeiro do Alipay.

Além dos produtos, a Ant está testando classificações pessoais de crédito coletadas do Alipay de maneiras inovadoras, ao possibilitar que quem tiver pontuações boas não precise realizar o pagamento de garantia ao reservar hotéis ou possa solicitar vistos de viagem com mais facilidade, por exemplo.

A companhia também está sendo inovadora em outros aspectos. Jing disse que a Ant Financial está disposta a vender ações com desconto aos que retribuírem para a comunidade.

"Demos alguns descontos ao Fundo Nacional de Segurança Social porque esse era um bom modo de compartilhar os benefícios com o povo do país inteiro", disse Jing. "Na verdade, a Ant Financial vale muito mais".

Título em inglês: 'Alibaba Arm Eyes More Capital to Build China Finance Empire (1)'

Para entrar em contato com os repórteres: Lulu Yilun Chen, em Hangzhou, ychen447@bloomberg.net; Aipeng Soo, em Pequim, asoo4@bloomberg.net