IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil analisa demanda de minério de ferro da China diante de previsão de crescimento de exportações

Carla Simões e Mário Sérgio Lima

10/07/2015 11h55

(Bloomberg) - O governo do Brasil está avaliando a demanda chinesa por minério de ferro, já que o país sul-americano está se preparando para aumentar as exportações do metal no segundo semestre deste ano, disse o Secretário de Comércio Exterior, Daniel Godinho.

Os preços do minério de ferro caíram neste mês porque uma depressão nos mercados acionários da China está levando os investidores a rejeitarem as commodities, o que aumenta a preocupação de que companhias mineradoras, dentre elas a Vale SA do Brasil, terão uma demanda oscilante. Na quinta-feira, o minério de ferro interrompeu uma semana de recessão que culminou na maior queda registrada em um único dia em pelo menos seis anos.

"Estamos alerta a esse movimento do mercado na China e esperamos mais informações para vermos se isso poderia afetar o comércio", disse Godinho em Brasília. "Agora, a informação de ouro é como a demanda chinesa reagirá no segundo semestre".

O governo do Brasil prevê que a volatilidade dos preços do minério de ferro cederá, disse Godinho. Enquanto isso, a depreciação do real neste ano está impulsionando a balança comercial do Brasil, que terminará o 2015 com um superávit de US$ 5 bilhões a US$ 8 bilhões, disse ele.