IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descubra as ações preferidas dos 10 melhores fundos

Denyse Godoy

17/07/2015 13h12

(Bloomberg) - Pergunte aos mais bem-sucedidos gestores de recursos brasileiros de quais ações eles gostam mais e os mesmos nomes vão surgir: a varejista Lojas Renner SA, a processadora de cartões de crédito Cielo SA e o banco Itaú Unibanco Holding SA.

Todos os 10 fundos de melhor desempenho nos últimos 18 meses têm o Itaú ou seu controlador entre as 5 ações brasileiras de maior peso na sua carteira, segundo dados da Bloomberg. Seis deles têm a Cielo e sete têm a Renner ou ambas. Dos 10 fundos de pior desempenho, só 4 têm o Itaú, e nenhum investe em Cielo ou Renner.

Não é surpresa que os principais gestores escolham o mesmo grupo de ações, disse Carlos Eduardo Rocha, sócio da Brasil Plural, que administra o fundo que aparece em nono lugar no ranking. Como os títulos do governo brasileiro têm um yield de cerca de 14% e a economia está prestes a enfrentar sua pior recessão em 25 anos, apenas as empresas mais bem administradas têm valido a pena, acrescentou ele.

"Considerando a incerteza que estamos observando no cenário econômico do Brasil, preferimos apostar em empresas com resultados consistentes", disse Fabiano Barcik, sócio da Ibiúna, com sede em São Paulo, cujo fundo Equities Master FIA é o oitavo colocado.

A Renner subiu 50% neste ano até ontem, o melhor desempenho do índice Ibovespa, que avançou 5,8%. A Cielo, a maior processadora de pagamentos com cartões de crédito do Brasil, subiu 29%. O Itaú caiu menos de 1% neste ano, mas apostar no banco tem mais a ver com estabilidade e previsibilidade do que com retornos estratosféricos, disse Breno Guerbatin, um dos gerentes do Studio Master II, outro dos dez melhores fundos.

Gerentes de ativos

Então, o que torna essas ações tão especiais?

Os lucros do Itaú superaram as estimativas dos analistas durante oito trimestres consecutivos, porque o banco está diversificando mais a receita ao ampliar as vendas de seguros e as taxas cobradas por serviços financeiros. A Cielo tira proveito de ter o Banco do Brasil SA e o Banco Bradesco como seus dois maiores acionistas, já que os bancos promovem seus serviços de processamento de cartões de crédito para os clientes empresariais. E a Renner está vendendo mais roupas apesar de as vendas varejistas estarem despencando e as concorrentes registrarem quedas nas vendas.

Há outro motivo para que as mesmas ações sempre apareçam entre as favoritas, disse Caio Santos, outro sócio da Ibiúna. O mercado acionário do Brasil não é tão grande assim - o Ibovespa, o índice de referência, possui apenas 66 ações.

A seguir, o ranking dos dez fundos brasileiros com melhor rendimento nos 18 meses até 30 de junho. A lista foi calculada pela Bloomberg com base em dados de 312 fundos com pelo menos R$ 50 milhões em ativos investidos principalmente em empresas brasileiras.

1. Nome do Fundo: Atmos Master FIA

Gerente de ativos: Atmos Capital

Cinco maiores posses: Itaúsa - Investimentos Itaú SA, Equatorial Energia SA, BB Seguridade Participações SA, Lojas Renner SA, BM&FBovespa

2. Nome do Fundo: TNAD FIA

Gerente de ativos: Dynamo Administração de Recursos

Cinco maiores posses: Renner, Cielo, Ambev SA, Itaúsa, BM&FBovespa SA

3. Nome do Fundo: Ascese FIA

Gerente de ativos: Dynamo

Cinco maiores posses: Renner, Ambev, Itaúsa, BM&FBovespa, Cyrela Brazil Realty SA

4. Nome do Fundo: São Fernando IV FIA

Gerente de ativos: Dynamo

Cinco maiores posses: Renner, Cielo, Ambev, Itaúsa, BM&FBovespa

5. Nome do Fundo: Dynamo Beton

Gerente de ativos: Dynamo

Cinco maiores posses: Renner, Ambev, Cielo, Itaúsa, BM&FBovespa

6. Nome do Fundo: BTG Pactual Absoluto

Gerente de ativos: Grupo BTG Pactual

Cinco maiores posses: Itaú, Renner, BRF SA, BB Seguridade, Equatorial

7. Nome do Fundo: Studio Master 2

Gerente de ativos: Studio Investimentos

Cinco maiores posses: Equatorial, Cielo, Itaú, Multiplan Empreendimentos Imobiliários SA, Cia. Brasileira de Distribuição - Pão de Açúcar

8. Nome do Fundo: Ibiuna Equities Master FIA

Gerente de ativos: Ibiuna Investimentos

Cinco maiores posses: Itaú, Suzano Papel Celulose SA, Fibria Celulose SA, BB Seguridade, Pão de Açúcar

9. Nome do Fundo: Brasil Plural Long Short

Gerente de ativos: Brasil Plural

Cinco maiores posses: Itaú, Cielo, Suzano, Ultrapar Participações SA, Banco Bradesco SA

10. Nome do Fundo: Studio Master

Gerente de ativos: Studio

Cinco maiores posses: Cielo, Equatorial, Itaú, Pão de Açúcar, Multiplan, Renner