IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Seguir o exemplo dos mais velhos pode ajudar jovens adultos a enriquecerem, diz Fed

Victoria Stilwell

17/07/2015 08h00

(Bloomberg Business) - O segredo do sucesso para os jovens adultos que estão tentando acumular riquezas após a maior retração econômica desde a Grande Depressão talvez se resuma a um conselho familiar: dar ouvidos aos mais velhos.

O Federal Reserve Bank of St. Louis publicou um novo relatório sobre a relação entre idade e patrimônio líquido. Os autores William Emmons e Bryan Noeth descobriram que, apesar de as famílias jovens provavelmente terem mais escolaridade, elas não estão caminhando para possuir tanta riqueza quanto os mais velhos.

Um princípio que poderia ajudar os jovens a fazer um pé de meia mais rapidamente, escreveram Emmons e Noeth, é administrar o balanço como os mais velhos fazem. Como os jovens adultos costumam enfrentar grandes obstáculos financeiros, isso pode ser "difícil e até desagradável, mas se o objetivo é juntar mais dinheiro, sabemos como concretizá-lo", disse Emmons, em uma entrevista. Aqui vão algumas dicas para ajudar:

Tenha um fundo de emergência

Estabelecer e manter um fundo que seja facilmente acessível para tempos difíceis ajuda os jovens adultos a amortecer choques financeiros, como perda de emprego, idas inesperadas ao hospital ou ao mecânico. Em épocas em que a renda e os gastos são voláteis, os fundos de emergência são uma espécie de colchão para o consumo.

Vá pagando suas dívidas

Fazer empréstimos é caro e ter muitas dívidas no balanço familiar pode exacerbar os choques financeiros, escreveram Emmons e Noeth. Quando o valor de seus ativos sofre um golpe, essas obrigações podem aumentar o risco de insolvência ou falência.

Coloque seu dinheiro extra em investimentos de alto retorno

Investir em ativos com yield alto, como ações ou pequenas empresas, "pode levar a uma riqueza maior, em média, com o tempo, porque a volatilidade é menor para qualquer nível de retorno esperado", escreveram os pesquisadores.

Os ativos com alto retorno reduzem a probabilidade de dificuldades financeiras e oferecem um yield maior do que uma carteira de ativos tangíveis, como uma casa, um carro ou outros bens duráveis.

Só compre uma casa quando puder pagá-la

"Se uma família jovem estiver disposta a adiar a compra de uma casa, e a carga de dívida que implica, até ter dinheiro suficiente para dar uma entrada significativa e ainda poder investir em ações e outros ativos com retornos potencialmente altos, é provável que essa família tenha uma riqueza maior no futuro", disse Emmons, no comunicado de imprensa que acompanhava o relatório.

Inspire-se nas famílias mais velhas

Além de terem mais ativos líquidos, as famílias mais velhas têm uma parte maior do dinheiro vinculada a participações financeiras e corporativas que oferecem retornos médios mais altos do que uma carteira composta principalmente por ativos tangíveis. A família mais velha média também quase não tinha dívidas no período de 1989 a 2013, analisado pelo relatório.