IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Operação contra corrupção chega aos baixos escalões na China: Xi Jinping esmaga 'mosquitos sugadores de sangue'

Bloomberg News

29/07/2015 11h07

(Bloomberg) -- O presidente chinês, Xi Jinping, que comparou o combate à corrupção em nível nacional a caçar tigres e esmagar moscas, está mandando os agentes anticorrupção do Partido Comunista atrás de uma praga ainda mais irritante: os mosquitos.

O termo foi usado em reportagens da mídia estatal para descrever uma nova iniciativa de combate à corrupção em aldeias rurais nas quais funcionários de baixo escalão do partido detêm influência. Enquanto os tigres espreitam de longe, esses mosquitos estão normalmente "zumbindo por perto" e "sugando sangue", escreveu a agência oficial de notícias Xinhua, em comentário publicado no dia 4 de julho.

A iniciativa contra a corrupção rural sugere uma mudança nas políticas de Xi quase três anos após a campanha que derrubou mais de 100 altos funcionários, incluindo importantes generais, um ex-alto assessor presidencial e um chefe de segurança aposentado da China. Com tantos possíveis rivais presos, Xi pode se dar ao luxo de aliviar um pouco a pressão que recai sobre a elite política de Pequim para focar em uma agenda de reforma mais ampla.

"Em algum ponto, Xi Jinping precisa se afastar da caçada aos grandes tigres políticos", disse Andrew Wedeman, professor de Política da Universidade do Estado da Geórgia, nos EUA, especialista em economia política e em corrupção na China. "Imprimir ataques contínuos a membros particulares do governo atual e do anterior, na minha opinião, é algo que divide e desestabiliza".

Xi precisará do poder que acumulou durante a campanha para aprovar um plano econômico para dobrar o produto interno bruto até o final da década. A China enfrenta seu crescimento mais lento em 25 anos e empregou uma série de intervenções estatais para impedir o colapso das ações, o que balançou a confiança estrangeira nas reformas de Xi.

Quilômetro final

A campanha anticorrupção tem pesado sobre a economia, cortando cerca de 1 ponto porcentual do PIB, segundo uma análise do Bank of America Corp. divulgada em abril do ano passado, porque as autoridades estão evitando entregar presentes e ostentar riqueza.

Isso não quer dizer que Xi não esteja mais prendendo tigres. Na sexta-feira passada, a Comissão Central para Inspeção Disciplinar do partido anunciou uma investigação sobre o atual chefe provincial do partido em Hebei, Zhou Benshun, o último ex-assessor do infame antigo chefe de segurança Zhou Yongkang a cair. Na terça-feira, o partido exonerou Zhou Benshun.

Mas os números mostram que as apurações no alto nível caíram. O partido investigou 102 altos funcionários desde a chegada de Xi ao poder, em novembro de 2012, até o Congresso Nacional do Povo, em março, segundo a Xinhua, ou cerca de 3,5 por mês. Nos seis primeiros meses deste ano, eram, em média, 2,5 investigações por mês.

Enquanto isso, no dia 18 de julho, a comissão descreveu o impulso contra as autoridades locais -- ou "esmagamento de mosquitos" -- como um cansativo "último quilômetro" da campanha. O principal órgão de investigação do país anunciou sua própria iniciativa contra a corrupção rural na semana passada, dizendo que ela duraria dois anos, segundo o jornal People's Daily, administrado pelo partido.

As autoridades abriram mais de 12.600 casos envolvendo funcionários de baixo escalão no primeiro semestre do ano, segundo um artigo postado no site da comissão central na sexta-feira. "As moscas ainda estão em toda a parte e a tarefa de esmagá-las ainda é difícil e urgente", disse o texto.

Ponto de transição

Não está claro se a repressão enfraqueceu a cultura da corrupção na China. Embora Xi tenha tornado mais fácil a remoção de funcionários ineptos e criado centros com o objetivo de ensinar aos partidários uma "governança limpa", ele apenas fortaleceu um sistema político que depende do partido para se policiar.

Um artigo publicado pela comissão dias após Zhou Yongkang ter sido condenado a prisão perpétua disse que a campanha estava em "um ponto crítico de transição". Se não puder produzir uma cura a longo prazo, o partido perderá a confiança das pessoas, disse o texto.

Título em inglês: Xi Swats 'Blood-Sucking Mosquitoes' as Graft Push Goes Small

Para entrar em contato com a equipe da Bloomberg News: Ting Shi, em Hong Kong, tshi31@bloomberg.net; Keith Zhai, em Pequim, qzhai4@bloomberg.net.