CEO da Rolls-Royce aplica conhecimentos do setor de chips para definir gastos
(Bloomberg) - O novo CEO da Rolls-Royce Holdings Plc, Warren East, disse que está aproveitando os conhecimentos adquiridos em seu trabalho anterior, no setor de semicondutores, para assegurar que a empresa não passe dos limites no desenvolvimento de novos motores.
Ainda em seu primeiro mês no cargo, East conserva o otimismo em relação ao médio e ao longo prazo. Ele projeta uma fatia de 50 por cento do mercado para motores de aviões de fuselagem larga em cinco anos e estimula a reestruturação das operações, inclusive da unidade marítima.
O motor XWB da Rolls-Royce, desenvolvido para o Airbus A350, deve gerar um fluxo de caixa duas vezes maior que o do modelo existente Trent 700 do Airbus A330, disse East. No entanto, a companhia não cederá à tentação de desenvolver motores para novas variantes de aeronaves a menos que grandes recompensas estejam praticamente garantidas.
"A dinâmica financeira da área de motores para avião é notavelmente parecida com a do setor de microprocessadores", disse East, que foi CEO da ARM Holdings Plc. "Seria fácil personalizar os motores para cada avião, e seria fácil projetar microprocessadores à medida, mas essa ideia seria idiota do ponto de vista dos negócios".
Sobre o superjumbo A380, East disse que, como o mercado para uma variante modificada é relativamente limitado, a Rolls-Royce teria que encontrar meios de se comprometer com um novo motor sem despejar grandes quantidades de dinheiro para desenvolvê-lo.
Lucros
Neste mês, em seu segundo dia de trabalho, East interrompeu um programa de recompra de ações a fim de preservar o caixa cada vez menor e reduziu a perspectiva de lucros. Ele substituiu John Rishton, que saiu da empresa depois de modificar várias vezes as projeções de lucros.
East agora está lidando com a lentidão das vendas de motores marítimos e com a queda na demanda por motores do avião comercial Airbus A330, que deve prejudicar a receita em 2016 e 2017.
Os lucros informados, sem descontar os impostos, antes da cobertura monetária e de itens pontuais, caíram para 439 milhões de libras (US$ 684 milhões), contra 646 milhões de libras no mesmo período no ano anterior, disse a Rolls-Royce em um comunicado nesta quinta-feira. A cifra superou as estimativas dos analistas, que projetavam um lucro de 410 milhões de libras. A receita estrutural informada caiu de 6,5 bilhões de libras para 6,3 bilhões de libras.
A Rolls-Royce chegou a avançar 26,5 pence, ou 3,6 por cento, para 757 pence em Londres. A ação recuou 14 por cento neste ano.
Título em inglês: 'Rolls-Royce CEO Takes Cue From Chip Expertise to Decide Spending'
Para entrar em contato com o repórter:Andrea Rothman, em Toulouse, aerothman@bloomberg.net
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