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EUA: Donos de carros elétricos BMW i3 recebem US$ 1.000 para atrasar a recarga

Dana Hull

30/07/2015 14h52

(Bloomberg) -- Em um novo programa piloto, a empresa distribuidora de energia da Califórnia está pagando para os motoristas dos carros elétricos da BMW atrasarem a recarga de seus veículos quando a rede de energia estiver sob pressão.

Uma centena de proprietários do hatchback i3 da BMW AG recebe, cada um, US$ 1.000 adiantados para participar do teste de 18 meses da Pacific Gas Electric Co., que começa nesta semana e está limitado à região da baía de São Francisco. Peter Berman, de 70 anos, psicólogo aposentado de Los Altos, foi selecionado entre 400 candidatos.

"O que eu entendo é que receberemos uma mensagem de texto dizendo 'oi, você está carregando seu carro no momento, poderia atrasar o processo em uma hora?'", disse Berman, que iniciou o leasing de seu i3 de mais de US$ 40.000 em outubro. "Esta é a onda do futuro. Não podemos continuar sendo dependentes do gás, do petróleo e do carvão para nosso uso de energia. Eu estou realmente curioso para saber como tudo isso vai continuar".

O piloto PG&E-BMW é um dos muitos experimentos que estão sendo realizados em todo o mundo em um momento em que as empresas distribuidoras de energia tentam antecipar o que vai acontecer se (ou quando) milhões de veículos elétricos forem despejados nas ruas e rodovias. As empresas de energia enxergam ao mesmo tempo um desafio e uma promessa. Sim, os carros elétricos podem adicionar mais pressão sobre a rede se todos se conectarem ao mesmo tempo. Mas as empresas distribuidoras também recorrem às baterias em busca de energia sobressalente quando a rede está sob pressão ou com uma queda temporária, pagando aos motoristas pela eletricidade retirada de seus carros estacionados.

A PG&E estima que existam 65.000 veículos elétricos em seu vasto território de serviço no norte da Califórnia, mais do que qualquer outra empresa distribuidora dos EUA. O programa piloto iChargeForward com a BMW é uma extensão do chamado programa de resposta à demanda da PG&E. Consiste em pedir a clientes industriais e proprietários de grandes edifícios que interrompam o uso de eletricidade quando a demanda exceder a oferta disponível.

Baterias MINI

A distribuidora também está reutilizando baterias usadas MINI E para servirem como um armazém estacionário para um sistema movido a energia solar no Escritório de Tecnologia da BMW em Mountain View.

"Estamos muito comprometidos com a adoção dos veículos elétricos na Califórnia", disse Jana Corey, diretora de eletrificação e combustíveis alternativos da PG&E. "O programa piloto da BMW é um esforço para demonstrar que podemos gerenciar a recarga desses veículos de uma forma muito confiável".

A PG&E também está testando uma tecnologia que transformará os veículos elétricos dos clientes em miniusinas de energia quando houver uma demanda alta na rede. No Japão, as pessoas vêm usando modelos Leaf, da Nissan Motor Co., para um abastecimento emergencial de energia desde que o país desativou vários reatores nucleares após o desastre de Fukushima.

Treze carros Nissan Leaf estão entre os 36 veículos que estão sendo testados na Base da Força Aérea dos EUA em Los Angeles, que é atualmente o maior projeto do mundo para demonstração da alimentação da rede por veículos. Quando conectados à rede por meio de estações especiais de recarga, os veículos são capazes de fornecer energia suficiente para abastecer cerca de 140 residências. A Força Aérea expandiu o projeto piloto para outras bases, incluindo a de Fort Hood, no Texas, e a Joint Base Andrews, em Maryland.

"Existe uma enorme quantidade de energia elétrica nessas frotas de veículos que representa um recurso incrível", disse Tim Lipman, codiretor do Centro de Pesquisa de Sustentabilidade dos Transportes da Universidade da Califórnia em Berkeley. "Todo mundo está falando sobre a necessidade de adicionar a armazenagem para acomodar toda essa energia renovável. Se nós tivéssemos veículos elétricos, isso tornaria tudo muito mais barato".

Título em inglês: BMW Drivers Get Paid $1,000 to Delay Charging i3 Electric Cars

Para entrar em contato com o repórter: Dana Hull, em São Francisco, dhull12@bloomberg.net.