IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Katy Perry e arcebispo de Los Angeles enfrentam freiras nos tribunais

Edvard Pettersson

30/07/2015 15h55

(Bloomberg) -- É improvável que Katy Perry ou o papa compareçam à audiência, mas eles estarão lá em espírito quando um arcebispo e duas freiras discutirem sobre quem tem o direito de vender um imóvel em Los Angeles avaliado em US$ 15 milhões.

Os 3,2 hectares, com vistas panorâmicas e uma casarão, antes abrigavam o convento das Irmãs do Sagrado e Imaculado Coração da Santíssima Virgem Maria. E podem acabar se transformando tanto em um hotel boutique quanto em uma residência para Perry, a extravagante cantora pop que atingiu o estrelato com o sucesso "I kissed a girl" e disparando chantilly pelo sutiã.

As freiras não são fãs dela -- "devido a motivos que devem ser óbvios para freiras católicas", disseram em um documento --, mas também têm um problema jurídico com o plano do arcebispo José Gómez para que a cantora compre sua antiga casa. Elas alegam que o titular da Arquidiocese de Los Angeles alterou ilegalmente os estatutos da organização sem fins lucrativos que detém o título da propriedade, em uma "aquisição hostil" para poder selar o acordo com Perry.

Gómez, por sua vez, cita tanto o Direito Canônico quanto a legislação da Califórnia para tentar anular a transação das freiras com a administradora de restaurantes Dana Hollister. Ela tomou posse do lugar e começou a reformá-lo.

"Isso é fascinante em vários níveis diferentes", disse Sonia Lee, uma advogada sem envolvimento com o caso. "Nunca pensei que algum dia eu veria Katy Perry tramando com um arcebispo".

Um juiz da Corte Suprema do Condado de Los Angeles escutará os argumentos hoje a respeito do pedido de Gómez para que Hollister seja expulsa da propriedade, cujo prédio principal foi projetado pelo arquiteto que criou o Palácio de Belas Artes de São Francisco.

'Não são tontas'

O arcebispo acusa Hollister de tirar vantagem das freiras Rita Callanan, 77, Catherine Rose Holzma, 86, e de outras que viviam no casarão, dando a elas apenas um pagamento inicial e uma nota promissória. Sua ação judicial, que alega que apenas ele e o Vaticano podem decidir o destino do imóvel localizado em uma colina, pede que a venda a Hollister "seja declarada nula por ser produto de abuso de idosos".

Hollister disse que a acusação é "ridícula" e defendeu a saúde mental das freiras. "Elas não são tontas, de jeito nenhum", disse ela, na quarta-feira. "Ninguém diz que Warren Buffett, por ter 84 anos, não poderia administrar a própria empresa".

A irmã Jean-Marie Dunne também não gosta da atitude de Gómez. Aos 88 anos, ela disse que não quer se envolver com o enfrentamento público, segundo documentos judiciais, mas um e-mail que ela enviou a ele foi incluído nos registros. "IDADE AVANÇADA não necessariamente = SENILIDADE", escreveu ela.

Segundo as freiras Rita e Catherine Rose, Gómez disse a elas no ano passado que queria vender o imóvel a "uma pessoa chamada Katherine Hudson", que elas descobriram depois tratar-se de Katy Perry.

Bustiês

Elas não ficaram felizes com a ideia de não controlarem o arrecadado com uma venda, nem com a perspectiva de que o casarão seja ocupado por alguém que adora bustiês e que foi descrita como "a máxima fantasia masculina" pela revista GQ.

As freiras se encontraram com Perry em maio, a pedido de Gómez. A cantora, que é filha de pastores e tem "Jesus" tatuado no pulso, cantou "Oh Happy Day" para elas, segundo o Los Angeles Times, mas não conseguiu causar uma boa impressão.

No dia 20 de julho, as freiras e a organização sem fins lucrativos processou Gómez e ele concordou em não fechar a venda a Perry antes de uma audiência sobre esse caso, marcada para 15 de outubro. Quanto ao seu processo, segundo ele o objetivo foi "ajudar as Irmãs a reconquistarem a posse do imóvel e garantir que qualquer recurso futuro de uma venda autorizada seja dedicado aos cuidados delas", disse a arquidiocese, na semana passada.

A irmã Jean-Marie não acredita nisso. Ela disse que falta à arquidiocese "humildade e honestidade" em seu e-mail, e que os homens que estão no poder "estão obcecados com sua concepção equivocada de sua importância canônica, eclesiástica e soberana".

Título em inglês: 'Katy Perry and the Archbishop Go to Court Against the Nuns Today'

Para entrar em contato com o repórter: Sarah Frier, em São Francisco, sfrier1@bloomberg.net Edvard Pettersson, na corte federal de Los Angeles, epettersson@bloomberg.net.