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Fundo ativista com participação na Rolls-Royce estaria atraído por serviços de manutenção de motores de aviões

Beth Jinks e Benjamin Katz

03/08/2015 11h23

(Bloomberg) -- O ValueAct Capital Management, um fundo ativista que acumulou 5,4 por cento da Rolls-Royce Holdings Plc, vê um substancial potencial de crescimento dos lucros impulsionado pelos serviços de manutenção de motores de aviões, disseram fontes informadas sobre as conversas iniciais.

O novo CEO da fabricante de turbinas, Warren East, que assumiu o comando no início do mês passado, está posicionando a empresa de maneira a aumentar a receita do pós-venda por meio dos contratos de longo prazo de manutenção de motores de jatos TotalCare. Esse fator, juntamente com a crescente participação da empresa em motores de aeronaves de fuselagem larga, prejudicará suas finanças ao longo do ano que vem, mas acelerará os lucros até pelo menos 2022, disse uma das fontes, que pediu para não ser identificada porque a informação é privada.

A Rolls Royce, com sede no Reino Unido, projetou que terá pelo menos 50 por cento de participação no mercado das turbinas que movem os jatos de fuselagem larga dentro de cinco anos, contra cerca de 30 por cento atualmente. O ValueAct está menos interessado na unidade naval e na de baterias e poderá pressionar por uma revisão estratégica das opções para as demais divisões além da aeroespacial, disse a fonte.

O ValueAct, normalmente um ativista de bastidores que muitas vezes prefere negociar um assento no conselho, divulgou na sexta-feira uma participação na Rolls Royce que o transforma no maior acionista da empresa. A revelação surge poucas semanas depois de East assumir como CEO, substituindo John Rishton, que se demitiu após uma série de revisões nos lucros.

East já está liderando uma revisão operacional dos investimentos, das tecnologias e das fábricas da Rolls-Royce neste ano antes de embarcar em uma análise mais ampla em 2016 para avaliar quais mercados perseguir. O CEO interrompeu uma recompra de ações para preservar as reservas de caixa cada vez menores em um momento em que ele busca colocar as operações em ordem.

Reuters, Misys

O ValueAct, que tem sede em São Francisco e é conduzida por Jeffrey Ubben, realizou silenciosamente pelo menos três campanhas ativistas em empresas de capital aberto em Londres -- e cada uma delas acabou sendo vendida: o grupo de informações e dados financeiros Reuters Group Plc, que foi adquirido pela Thomson Corp., a produtora de softwares financeiros Misys Ltd., depois vendida à firma de private equity Vista Equity Partners, e a Invensys Ltd., o grupo de engenharia comprado pela Schneider Electric SE.

O ValueAct gerencia mais de US$ 18 bilhões e prefere boas empresas com receitas recorrentes vistas como temporariamente mal precificadas. O ativista influenciou os cursos de empresas públicas como Microsoft Corp., Gardner Denver Inc., Valeant Pharmaceuticals International Inc. e Sara Lee Corp.

Boas expectativas

"Nós damos as boas-vindas a qualquer investidor que reconheça o valor de longo prazo do nosso negócio", disse a Rolls-Royce em um comunicado. "Temos uma comunicação frequente com todos os nossos acionistas e nos reunimos regularmente com os nossos principais investidores. Estamos ansiosos por um envolvimento com a ValueAct, como temos com todos os nossos investidores".

East disse que "concorda plenamente" com a estratégia atual da empresa e que não tem planos de atender os pedidos anteriores dos investidores de vender suas operações navais.

O ativista pode exortar a Rolls Royce a considerar a construção de motores de aeronaves de fuselagem estreita -- potencialmente por meio de um acordo com um player existente, como a Pratt Whitney Holdings -- em um momento em que as empresas aéreas clientes resistem ao domínio da General Electric Co. no setor, disse uma das fontes.

Outros investidores da Rolls Royce se mostraram publicamente preocupados. A Sequoia Fund Inc., com sede em Nova York, reclamou em uma carta que a gestão de Rishton era "teimosa e inflexível". A Investec Ltd. disse anteriormente que a fabricante poderia levantar 6 bilhões de libras liquidando seus ativos não aeroespaciais.

Os fundos ativistas geralmente adquirem participações acionárias em empresas públicas e buscam pressionar as administrações e os diretores por mudanças que aumentem os retornos dos acionistas.

Título em inglês: Rolls-Royce Activist ValueAct Said Lured by Air-Engine Services

Para entrar em contato com os repórteres: Beth Jinks, em São Francisco, bjinks1@bloomberg.net; Benjamin Katz, em Londres, bkatz38@bloomberg.net.