IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Queda do petróleo para menos de US$ 50 por barril pode ser apenas o começo

Dan Murtaugh

04/08/2015 12h42

(Bloomberg Business) - O petróleo despencou para o valor mais baixo em seis meses, e a esperança de uma recuperação rápida está desaparecendo, pois a demanda está tendendo a cair no quarto trimestre.

O petróleo Brent caiu para menos de US$ 50 pela primeira vez desde janeiro na segunda-feira. A gasolina registrou a maior queda em quase três anos.

É possível que a baixa tenha margem para continuar. As refinarias dos EUA, que transformaram uma quantidade recorde de petróleo bruto em gasolina durante julho, costumam desacelerar de agosto a outubro para fazer manutenção.

"Ainda temos uma oferta muito excessiva no mundo", disse Michael Wittner, diretor de pesquisa sobre mercados de petróleo do Société Générale SA em Nova York, na Bloomberg TV na segunda-feira. "Estamos chegando perto do quarto trimestre, quando a demanda pelo petróleo bruto e pelos produtos atinge o menor valor sazonal, portanto é difícil prever de onde virá o estímulo".

Além disso, a demanda por gasolina costuma cair depois do terceiro trimestre, à medida que a força de trabalho sazonal diminui e as famílias voltam das férias.

Os hedge funds estão se tornando cada vez mais pessimistas. Gerentes de recursos efetuaram na semana passada a maior redução em mais de um ano das apostas em uma alta dos preços do Brent e têm a posição menos altista no petróleo bruto dos EUA desde 2010.