IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China intervém no mercado para defender o yuan antes de desfile militar, dizem fontes

Aly Song/Reuters
Imagem: Aly Song/Reuters

Bloomberg News

28/08/2015 09h25Atualizada em 28/08/2015 11h00

(Bloomberg) - O governo da China retomou sua intervenção no mercado acionário na quinta-feira e vem reduzindo seus investimentos em títulos do Tesouro dos EUA neste mês para apoiar o yuan, segundo fontes do setor.

As autoridades desejam estabilizar as ações antes de um desfile militar do dia 3 de setembro que celebrará o 70° aniversário da vitória sobre o Japão na Segunda Guerra Mundial, disseram duas das fontes, que pediram anonimato porque a medida não foi anunciada publicamente.

As vendas dos títulos do Tesouro permitem que os responsáveis pela política econômica arrecadem os dólares necessários para reforçar o yuan, depois da desvalorização inesperada há duas semanas, segundo diversas fontes do setor.

A China revigorou suas aquisições de ações depois que a ausência do governo no mercado nesta semana contribuiu para a maior corrida para venda em dois dias desde 1996. Sob um novo regime cambial anunciado no dia 11 de agosto, o banco central recorre à intervenção para administrar o yuan em vez de sua fixação diária.

Investidores confusos

As surpreendentes mudanças na política econômica da China agitaram os mercados do mundo inteiro, pois os investidores estão tendo dificuldades para avaliar o impacto sobre a segunda maior economia do mundo.

"Os chineses não estão sendo muito consistentes na comunicação com os mercados", disse Andrew Sullivan, diretor de trading de vendas da Haitong International Securities Group em Hong Kong. Os investidores estão "frustrados pela reviravolta".

Apoio do FMI

A reação intervencionista do país à queda das ações no mês passado levou os investidores estrangeiros a retirarem fundos a um ritmo recorde e o FMI a instar às autoridades chinesas a acabar desfazendo as medidas.

A China está tentando conseguir o apoio do FMI para que o yuan seja uma moeda de reserva, uma meta que, segundo alguns analistas, está sendo usada pelos responsáveis pela política econômica de postura reformista para reduzir o papel do Estado nos mercados.

O Shanghai Composite passou de uma perda de 0,7% para um ganho de 5,3% na última hora do pregão desta quinta-feira, terminando com uma depressão que eliminou mais de US$ 5 trilhões em valor desde meados de junho. O governo comprou ações de companhias de grande porte, segundo uma das fontes.

A China deteve sua intervenção no mercado acionário nos primeiros dois dias desta semana porque os responsáveis pela política econômica debateram os méritos de um pacote de resgate sem precedentes, segundo uma fonte do setor.

A Comissão Reguladora de Valores da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentários enviado por fax.

Sem distrações

A intervenção para reforçar as ações faz parte de uma campanha mais abrangente para garantir que nada desvie a atenção do desfile, um evento que o governo utilizará para demonstrar seu crescente poder militar e político.

O Partido Comunista governante também fechou milhares de fábricas para reduzir a poluição e ordenou que alguns veículos não circulem.

Entre os canais da China para reduzir seus investimentos em títulos do Tesouro dos EUA estão as vendas diretas e por meio de agentes na Bélgica e na Suíça, disse uma das fontes, que pediu anonimato porque a informação não é pública. A

China comunicou as vendas às autoridades dos EUA, disse outra fonte. O tamanho das vendas não foi revelado.

O yuan subiu 0,08%, para 6,4053 por dólar, nesta quinta-feira em Xangai, diminuindo o declínio deste mês para 3,1%. A média de flutuações diárias foi inferior a 0,1% nas duas últimas semanas, pois o Banco Popular da China interveio para gerar estabilidade depois da desvalorização de 11 de agosto.

A venda de títulos do Tesouro dos EUA pela China "não é uma surpresa, mas possivelmente seja algo que ainda não foi totalmente levado em conta pelas pessoas", disse Owen Callan, estrategista de renda fixa da Cantor Fitzgerald em Dublin.

"A venda mudaria bastante a perspectiva para os títulos do Tesouro dos EUA se começasse a ser considerada uma liquidação bastante grande das reservas deles nos próximos seis meses, mais ou menos, enquanto eles tentam levar o yuan para seja qual for o nível que eles tiverem pensado".