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O que vai acontecer com a Uber dos helicópteros quando o verão acabar?

Reprodução da página do Blade na internet - Reprodução
Reprodução da página do Blade na internet Imagem: Reprodução

James Tarmy

28/08/2015 16h15

"O público com menos de 34 anos é uma fatia importante da nossa base de clientes e eu muitas vezes pergunto a eles: como vocês pagam isso?", diz Rob Wiesenthal, CEO e fundador da Blade, um serviço criado há 15 meses que conecta os viajantes com voos de helicóptero e de hidroavião. "E eu ouvi alguém dizer, 'bem, eu divido uma casa no verão e o serviço me dá seis horas extras a cada fim de semana, então para pagá-lo eu vou à casa da minha mãe no Natal em vez de ir para Acapulco com os meus amigos'".

Até recentemente, o sucesso da Blade dependia desse contingente que divide apartamentos no verão -- gente de Hamptons (EUA) que vai à praia e está disposta a pagar a tarifa de US$ 375 a US$ 1.250 para escapar do trânsito da estrada de Long Island --, mas com uma injeção de US$ 25 milhões de dinheiro de investidores, incluindo Barry Diller, da IAC, e Eric Schmidt, da Google, Wiesenthal está mirando além de South Fork.

Seus investidores "não investiram em uma empresa de Hamptons; eles também não investiram em uma empresa da região nordeste dos EUA", nos conta Wiesenthal, em entrevista no início da semana. "Nós vemos oportunidades de crescimento significativas em outras partes dos EUA e no exterior". Por enquanto, contudo, o ex-diretor operacional da Warner Music Group (ele deixou esse emprego diurno em junho para administrar a Blade em tempo integral) fala vagamente sobre onde estas oportunidades poderiam estar. Até decisão em contrário, o núcleo das zonas de serviço da empresa continuam sendo os destinos de férias preferidos da elite na costa leste dos EUA.

Marca Blade

Atualmente, a Blade oferece três tipos de viagem. Há viagens compartilhadas, nas quais as pessoas podem comprar assentos em um helicóptero ou hidroavião para vários pontos em Hamptons, Fire Island, Nantucket e Martha's Vineyard; outra opção é o "Bounce", um fretamento de helicóptero, a partir de US$ 895 (pelo helicóptero de seis lugares inteiro), que leva viajantes de Nova York para aeroportos próximos; e há um outro serviço de fretamento, o "Blade Anywhere", para que as pessoas aluguem helicópteros ou aviões completos e voem, bem, para qualquer lugar - desde que "qualquer lugar" seja um destino de férias ao nordeste, como Fishers Island, Newport ou Cape Cod.

Blade não é dono de nenhuma de suas aeronaves. Ele atua mais como um recepcionista, conectando passageiros ricos com helicópteros privados e operadores de hidroaviões. O que Blade realmente possui é uma identidade de marca espetacularmente abrangente.

No lounge da Blade (com paredes, bar e sofá de couro preto), no East 34th Street Heliport, em Manhattan, o logotipo da Blade está em todo lugar: nas janelas, nas paredes, nos vidros.

Além da praia

Wiesenthal, vestido com uma camisa de praia laranja abotoada, calças brancas e sapatos slip-on de tecido, esboçava sua estratégia -- de forma esquematizada. "O serviço aéreo vai continuar durante o outono", disse ele, "mas as viagens aéreas de Hamptons diminuem consideravelmente depois do Dia do Trabalho".

Para uma companhia que procura se expandir, isso, obviamente, não vai decolar. Wiesenthal diz que tem várias novas rotas enfileiradas, incluindo voos para dois resorts de esqui (ele não diz quais), além de possíveis rotas que ele chama de "corredor Califórnia". Ele também diz que a Blade "provavelmente" oferecerá voos de Nova York para shoppings de outlets em Woodbury Commons, na região ao norte de Nova York, durante a temporada de compras de Natal, no inverno.

"A pergunta mais comum das pessoas é: qual é o melhor momento para voar?", diz ele. Wiesenthal pontua que os passageiros da Blade postam em média 12,5 fotos no Instagram por voo. "O destino é apenas parte da equação, porque há formas menos caras de chegar lá. O serviço não é só uma questão de economia de tempo".

Título em inglês: What Happens to the Uber of Helicopters When Summer's Over?

Para entrar em contato com o autor: James Tarmy, jtarmy@bloomberg.net.