IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Equador tentará importar petróleo bruto pela primeira vez em 28 anos, segundo fontes

Lucía Kassai e Sarita Williams

02/09/2015 14h26

(Bloomberg) - A Petroecuador, a maior produtora de petróleo bruto do Equador, está interessada em importar petróleo bruto pela primeira vez desde que um terremoto destruiu oleodutos que transportavam petróleo bruto no país-membro da OPEP em 1987, segundo fontes do setor.

A Petroecuador enviou um fax para trading houses e produtores de petróleo na terça-feira manifestando seu interesse em importar 30 milhões de barris em um contrato de fornecimento de um ano, segundo três fontes do setor que viram o documento e pediram o anonimato porque a informação não é pública. A Petroecuador não deu retorno imediato a um telefonema e a um e-mail com pedidos de comentários.

"É estranho, mas não me surpreende", disse Mara Roberts, analista da BMI Research em Nova York, em entrevista por telefone na terça-feira. "O Equador mostrará um crescimento muito modesto da produção durante a próxima década e eles já reservaram sua produção atual para contratos de fornecimento a prazo com a Ásia. Algo tem que ceder".

A empresa tentará importar petróleo bruto com baixo teor de enxofre e um grau mínimo de densidade API de 28°. Essas variedades de petróleo bruto são mais leves e doces do que as variedades Napo e Oriente produzidas no país, que são muito ácidas.

O petróleo bruto importado será utilizado na refinaria reformada do Equador em Esmeraldas, segundo uma fonte do setor. A refinaria, com capacidade para processar 110.000 barris por dia, está parcialmente fechada e projeta-se que volte a funcionar plenamente no final do ano, segundo um comunicado da Petroecuador publicado em 20 de agosto.

A Petroecuador talvez importe variedades mais leves de petróleo para alimentar a refinaria expandida e exporte variedades mais pesadas, disse a fonte, que pediu não ser identificada discutindo informação que não é pública.

Uma mistura de petróleo pesado e leve implica que a refinaria conseguirá processar o petróleo bruto de forma mais completa e converter mais barris em gasolina e diesel do que conseguiria processando barris da produção pesada do país, disse a fonte. O Equador depende muito das importações de combustível para satisfazer a demanda doméstica.

Os barris importados poderiam vir da África Ocidental ou do Brasil, disse Roberts, dependendo de fatores como os custos de frete e os diferenciais de preços.

Em 1987, o Equador suspendeu as exportações e importou petróleo depois que um terremoto destruiu oleodutos que transportavam petróleo bruto para suas refinarias.

Título em inglês: 'OPEC Member Ecuador Said to Seek First Crude Imports in 28 Years'

Para entrar em contato com as repórteres: Lucía Kassai, em Houston, lkassai@bloomberg.net; Sarita Williams, em Houston, swilliams261@bloomberg.net