IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gross diz que medida do Fed poderia ser 'insuficiente e tardia demais' em meio à agitação

Mary Childs

02/09/2015 13h59

(Bloomberg) -- Bill Gross disse que o Federal Reserve (Fed) esperou tanto para elevar as taxas de juros que qualquer medida agora poderia ser considerada "insuficiente e tardia demais", pois a agitação do mercado reduz o espaço de ação para os responsáveis pela política econômica.

"O 'tardia demais' se refere ao fato de que eles podem ter perdido uma chance no início de 2015 e o 'insuficiente' fala do meu conceito de uma nova taxa de política neutra que deveria ficar mais perto de 2 por cento nominal, mas que agora não pode ser abordada sem assustar os mercados", escreveu Gross nesta quarta-feira em uma perspectiva de investimento para a Janus Capital Group Inc., com sede em Denver.

Os responsáveis pela política econômica se reunirão em Washington nos dias 16 e 17 de setembro pela primeira vez desde 2006. O presidente do Federal Reserve Bank de Boston, Eric Rosengren, disse ontem que a incerteza em relação à inflação e ao crescimento global justifica um ritmo modesto de aumentos da taxa de juros, independentemente de quando o banco central começará a fazer os ajustes.

Os traders de futuros estão apostando que o Fed adiará o aumento da taxa. As probabilidades de um aumento em setembro caíram para 34 por cento, frente a 40 por cento no fim de julho, conforme dados compilados pela Bloomberg. As probabilidades para outubro são de cerca de 46 por cento e para dezembro, de 60 por cento.

O Fed "parece determinado a aumentar" a taxa de fundos federal "nem que seja para provar que é capaz de entrar no caminho para a 'normalização'", escreveu Gross. "Eles deveriam, mas a linguagem da reunião de setembro precisa ser muito cuidadosa, porque a 'dose única' representa uma possibilidade cada vez maior - pelo menos para os próximos seis meses".

Distorção do capitalismo

Gross, 71, entrou na Janus há quase um ano depois que saiu da Pacific Investment Management Co., onde administrou o maior fundo mútuo do mundo. Agora ele gerencia o Janus Global Unconstrained Bond Fund, de US$ 1,5 bilhão. O fundo perdeu 1,9 por cento neste ano até 31 de agosto e ficou à frente de 46 por cento de seus pares, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Gross, que tinha previsto que o Fed iria elevar as taxas de juros dos EUA em 25 pontos-base neste mês, reiterou a advertência de que as taxas de juros extremamente baixas dos últimos anos implicam o risco de distorcer o capitalismo. O único modo de consertar a economia seria que os governos de todo o mundo começassem a investir para criar demanda.

A recente volatilidade do mercado é "só um sinal de que talvez haja algo errado na própria economia mundial - apesar da China", escreveu ele.

Como as políticas mundiais estão desencorajando a expansão econômica, os investidores deveriam se apoiar em dinheiro ou em instrumentos de alta liquidez, como bonds corporativos de curto prazo. Ele citou Will Rogers que, em meio à Grande Depressão, disse que estava mais preocupado com o retorno do seu dinheiro do que com o rendimento dele.

"No longo prazo, no entanto, o retorno do seu dinheiro provavelmente não será suficiente para bancar a universidade, o plano de saúde ou as obrigações previdenciárias", escreveu Gross. "O capitalismo baseado no setor financeiro com suas taxas de juros zeradas produziu agora desequilíbrios mundiais que prejudicam o crescimento produtivo e, com isso, as chances de prosperidade da 'antiga normalidade'".

Título em inglês: 'Gross Says Fed Move May Be 'Too Little Too Late' Amid Turmoil'

Para entrar em contato com o repórter: Mary Childs, em Nova York, mchilds5@bloomberg.net