IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Xiaomi estuda lançar laptop em 2016 para concorrer com a Apple, segundo fontes

Jungah Lee

02/09/2015 09h22

(Bloomberg) -- A Xiaomi Corp. está estudando lançar seu primeiro laptop no início do ano que vem, disseram fontes informadas sobre o assunto, abrindo um novo frente em sua batalha contra a Apple Inc. e a Lenovo Group Ltd.

O notebook da Xiaomi poderá sair à venda no primeiro trimestre para concorrer com computadores premium, como o MacBook Air, da Apple, e o ThinkPad, da Lenovo, disseram as fontes, que pediram anonimato porque o assunto é privado. A Xiaomi negociou com a Samsung Electronics Co. o fornecimento de chips de memória e esse acordo inicial poderá ser estendido para incluir também telas, disseram as fontes.

Apenas cinco anos após sua fundação, a Xiaomi alcançou os patamares mais elevados da indústria global de smartphones oferecendo aparelhos estilosos com componentes de primeira linha a preços médios. A entrada da Xiaomi no negócio de PCs pode aplicar uma pressão adicional de custo às empresas Lenovo, Hewlett-Packard Co. e Apple, líderes do setor.

O fornecimento para a Xiaomi, que é quarta maior em vendas de smartphones, ampliará o negócio de componentes da Samsung em um momento em que ela tenta reduzir a dependência em relação ao fornecimento de seus próprios aparelhos Galaxy.

Em e-mails separados, a Samsung e a Xiaomi disseram que preferiam não comentar o assunto.

A Lenovo atingiu o nível mais baixo em três anos nas negociações em Hong Kong ao cair 2,5 por cento, para 6,13 dólares de Hong Kong. A Samsung subiu 0,5 por cento, para 1.090.000 wons, em Seul.

A Xiaomi está tentando conquistar um espaço em um mercado que está encolhendo rapidamente. Em agosto, a IDC projetou uma queda de 8,7 por cento nas vendas de PC em 2015. A empresa estima que só haja um retorno ao crescimento em 2017.

Sucesso com smartphones

A empresa chinesa, que tem o bilionário Lei Jun entre seus fundadores, criou sua marca com smartphones mais baratos vendidos pela internet antes de passar aos aparelhos de padrão mais elevado, impulsionada por uma próspera comunidade on-line. Até agora, suas outras incursões no setor de hardware ficaram confinadas às vendas de aparelhos e de acessórios, como fones de ouvido e TVs.

A incursão da Xiaomi no mercado de PCs surge em um momento de desaceleração do crescimento em seu mercado principal. As vendas mundiais de smartphones registraram sua taxa de crescimento mais lenta desde 2013 no segundo trimestre de 2015, segundo a Gartner. O rápido amadurecimento de seu mercado doméstico levou a Xiaomi a olhar em direção à Índia, ao Brasil e a outras arenas menos saturadas dos smartphones.

A Samsung também está enfrentando uma desaceleração nas vendas de sua linha de alto padrão Galaxy e em julho a empresa registrou a quinta queda consecutiva no lucro trimestral.

Título em inglês: 'Xiaomi Said to Consider Laptop for 2016, Aiming at Apple'

Para entrar em contato com o repórter: Jungah Lee, em Seul, jlee1361@bloomberg.net