IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carros dos anos 1980 são os mais ativos no mercado de leilões

Hannah Elliott

03/09/2015 12h02

(Bloomberg Business) -- O reinado das Ferraris blue-chip nos leilões pode ter acabado.

Ou pelo menos sofrerá um declínio nos próximos anos.

É o que diz uma pesquisa da Hagerty Insurance, de Traverse City, Michigan, EUA.

A seguradora e sua base de dados de carros clássicos apontaram que os carros chamados de clássicos modernos dos anos 1980 e 1990 estão se tornando cada vez mais populares, com base nos leilões de 2015, especialmente nos renomados e importantes leilões da Gooding Co., da RM Sotheby's e da Bonhams perto da Semana do Carro de Monterey, na Califórnia.

Na verdade, os carros dos anos 1980 compõem o único segmento com um aumento na variação anual dos valores médios dos leilões. E formam o grupo com o maior incremento no volume oferecido em leilão, mais que o dobro do que foi vendido em Monterey no ano passado. O maior aumento na média de preços de venda em geral foi o dos carros dos anos 1990, com uma alta de 188 por cento em relação a 2014.

"Não há dúvida quanto a isso: os carros dos anos 1980 compõem o segmento mais ativo no momento, seguidos pelos dos anos 1990", diz McKeel Hagerty, CEO da Hagerty. "Se você olhar os preços dos leilões e nossos próprios dados, a popularidade é inegável. Essa é a próxima geração".

A Porsche, em particular, registrou o maior crescimento em popularidade. As casas de leilões ofereceram 27 unidades a mais da marca neste ano em Monterey do que no ano passado, especialmente modelos 930 e 911 SC. (O 930 tem um motor boxer de seis cilindros que era o melhor da família 911 durante o final dos anos 1970 e 1980 e essa linha inclui alguns dos primeiros turbos que a Porsche fabricou). As buscas por modelos Porsche respondem por 23,5 por cento de todas as consultas de colecionadores com idade de 30 a 50 anos. A Ford é a segunda marca mais buscada, com 18 por cento da procura.

Lamborghini Diablo

Em outros lugares, a Ferrari 308/328, o Lamborghini Countache e o Diablo, e o Ford GT dos anos 1980 são os modelos mais populares a obter cotações de seguro (os números que os proprietários verificam quando fazem o seguro de seus carros), novamente com um público mais jovem. Entre os cinco modelos mais populares específicos dos anos 1980 estão o Ford Mustang, o Porsche Carrera Turbo e o 930 Turbo, o Lamborghini Countach, a Ferrari Testarossa e o Chevrolet Corvette.

É um grupo muito mais diverso, tanto na origem quanto no preço, do que o trio de ferro Ferrari/Mercedes/Jaguar dos anos anteriores. A nova opinião parece ser a de que esses muscle cars exóticos têm um mérito igual, desde que estejam em perfeito estado e tenham um pedigree impecável.

De fato, os preços dos carros clássicos se estabilizaram neste ano após vendas recordes nos últimos anos que haviam se originado em um aumento da riqueza global. Os leilões deste verão na Califórnia ficaram alguns milhões de dólares abaixo dos US$ 402,6 milhões em vendas equivalentes de 2014. Os modelos Ferrari ainda ficaram com o maior faturamento em preços de venda, mas o principal item da RM Sotheby -- uma Ferrari vermelha 250 LM, de US$ 17,6 milhões -- ficou abaixo da vencedora do ano passado, uma Ferrari 250 GTO Berlinetta, que angariou US$ 38,1 milhões e estabeleceu o recorde mundial entre os carros vendidos em leilão. (O carro não era radicalmente diferente do outro 250). E 25 Ferraris oferecidas em leilão neste ano simplesmente não foram vendidas.

Ciclo cultural

Por que esse impulso dos modelos dos anos 1980 e 1990? Porque as crianças que cresceram com pôsteres do Countach nas paredes de seus quartos estão finalmente recebendo salários anuais de mais de US$ 100.000 e podem se dar ao luxo de viver suas fantasias de infância, explica Hagerty. Crédito para o ciclo natural de 30 anos de padrões culturais dos carros (ou moda ou música), que entram e saem de tendência. Acontece que agora, com o envelhecimento da geração pós-Segunda Guerra Mundial, a geração Y está ganhando influência.

"Talvez esses caras não possam ter um Lamborghini, mas um Mustang ou um Corvette dos anos 1980 são modelos bastante alcançáveis", diz Hagerty. "Essas coisas estão por aí. Existe uma chance real de chegar a elas".

Título em inglês: Cars from the 1980s Are Most Active on Auction Market

Para entrar em contato com o autor: Hannah Elliott, Nova York, helliott8@bloomberg.net.