IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Remessas de minério de ferro da Austrália para a China batem recorde

Jasmine Ng

03/09/2015 11h52

(Bloomberg) - As exportações de minério de ferro de Port Hedland, Austrália, para a China registraram um recorde no mês passado porque os fornecedores aumentaram a produção que passa pelo maior terminal de exportações a granel do mundo.

As remessas subiram 15 por cento, de 29,5 milhões de toneladas em julho para 33,9 milhões de toneladas, frente a 32 milhões de toneladas há um ano, segundo dados da Autoridade Portuária de Pilbara. O total das exportações de minério de ferro chegou a 39,2 milhões de toneladas, outro recorde histórico, de 35,3 milhões de toneladas um mês atrás e 37,4 milhões de toneladas em agosto de 2014, mostraram os dados.

Produtoras de baixo custo na Austrália, entre elas a BHP Billiton Ltd., que envia suas cargas por Port Hedland, estão determinadas a expandir a produção para impulsionar as vendas e cortar os custos, ao passo que minas de menor tamanho estão fechando. O minério de ferro despencou no começo de julho para o valor mais baixo em pelo menos seis anos porque o aumento da oferta coincidiu com uma demanda cambaleante da China. A oferta provavelmente vai divergir mais da demanda nos próximos meses, disse o Goldman Sachs Group Inc. no dia 14 de agosto.

"O aumento da oferta de minério de ferro da Austrália tem sido bastante considerável", disse Ralph Leszczynski, diretor de pesquisa em Cingapura da Banchero Costa Co., uma corretora de navios com sede em Gênova, antes que os dados fossem publicados. "Essas ofertas conseguiram expulsar muitos dos produtores de menor tamanho do mercado".

O minério de ferro com 62 por cento de conteúdo em Qingdao aumentou 0,2 por cento, para US$ 56,70 por tonelada na quarta-feira, segundo dados da Metal Bulletin Ltd. A matéria-prima subiu 5,2 por cento em agosto, depois de ter registrado o valor mínimo de US$ 44,59 por tonelada em 8 de julho.

Reabastecimento

No mês passado, os preços foram apoiados pelo reabastecimento das siderúrgicas chinesas e pelos níveis baixos de estoque, segundo a Singapore Exchange Ltd., que realiza compensações de swaps de minério de ferro. Os estoques nos portos chineses caíram durante três semanas consecutivas, para 80,45 milhões de toneladas no final de agosto, o valor mais baixo em dois meses, segundo a Shanghai Steelhome Information Technology Co.

O recorde de exportações em agosto talvez tenha ocorrido em parte para compensar uma queda das cargas em julho. Naquele mês, as remessas caíram 9,6 por cento em relação a junho, para o menor nível desde novembro. As exportações da Austrália e do Brasil decepcionaram nos últimos quatro meses e a manutenção programada dos carregadores de navios foi a última culpada pelos volumes erráticos, disse o Goldman Sachs no relatório de 14 de agosto. O crescimento da oferta ia ser retomado no curto prazo porque os produtores estão superando problemas operacionais, disse o banco.

Port Hedland administra cargas da BHP e da Fortescue Metals Group Ltd., as maiores produtoras da Austrália depois da Rio Tinto Group. O país provavelmente despachará 748 milhões de toneladas de minério de ferro neste ano e 824 milhões de toneladas em 2016, segundo uma projeção do Departamento de Indústria e Ciência.

Título em inglês: 'Iron Ore Shipments to China From Port Hedland Rise to Record (1)'

Para entrar em contato com o repórter: Jasmine Ng, em Cingapura, jng299@bloomberg.net