IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Londres supera Nova York como principal centro financeiro do mundo impulsionada por eleição

Kirsty Wigglesworth/AP
Imagem: Kirsty Wigglesworth/AP

Sarah Jones

23/09/2015 13h09

(Bloomberg) -- Londres passou na frente de Nova York como principal centro financeiro do mundo, impulsionada pela vitória eleitoral decisiva do primeiro-ministro britânico, David Cameron, segundo um índice publicado pela Z/Yen Group.

A capital do Reino Unido abriu oito pontos de vantagem sobre Nova York, mostra o Global Financial Centre Index, elaborado pela empresa. Hong Kong ficou em terceiro lugar, seguida por Cingapura e Tóquio. Zurique ficou classificada em sétimo lugar e é a única outra cidade europeia a figurar entre os 10 primeiros lugares.

"Londres e Nova York são muitas vezes tão complementárias quanto concorrentes", diz a empresa em um relatório publicado na quarta-feira. "Chama a atenção que as avaliações para Londres venham sendo mais elevadas desde as eleições gerais no país, em maio de 2015".

Vitória bem recebida

O Partido Conservador, de Cameron, conquistou uma maioria inesperada nas eleições de 7 de maio. A vitória foi bem recebida pelos mercados. As ações e a libra subiram porque os resultados desafiaram as projeções de que o parlamento ficaria dividido.

"Londres realmente está acima das demais", disse Chris Cummings, CEO da associação industrial financeira TheCityUK, em outro comunicado. "Isso não quer dizer que possamos nos dar ao luxo de perder a concentração. O futuro do relacionamento do Reino Unido com a União Europeia é, sem dúvida, o tópico mais urgente".

A empresa de pesquisa estuda 98 centros financeiros e fornece perfis, notas e classificações para cada um deles utilizando fatores como capital humano, infraestrutura e reputação, assim como as respostas a uma pesquisa on-line feita com executivos de serviços financeiros. O índice, criado em 2005, é atualizado sempre em setembro e março.