IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

SABMiller recusou oferta informal da AB InBev, segundo fontes

Ruth David, Jonathan Browning e Matthew Campbell

06/10/2015 11h55

(Bloomberg) - A SABMiller Plc recusou uma oferta informal de aquisição da Anheuser-Busch InBev NV por considerá-la muito baixa, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto. A proposta inicial para a fabricante das cervejas Peroni e Foster's, realizada na semana passada, foi de um pouco mais de 40 libras por ação.

No entanto, executivos e alguns acionistas da empresa consideram que um acordo mais perto de 45 libras representaria um valor justo, disseram as pessoas, que pediram anonimato porque os detalhes da negociação não são públicos. Um acordo de 45 libras por ação avaliaria a SABMiller em cerca de 73 bilhões de libras (US$ 110 bilhões) e constituiria a maior fusão deste ano.

A SABMiller, com sede em Londres, informou à AB InBev as condições em que estaria disposta a negociar depois da recusa, disse uma das pessoas. Nenhuma decisão final sobre uma possível oferta formal foi tomada e talvez a produtora belga das cervejas Budweiser e Stella Artois abandone a transação, disseram as fontes.

Representantes da AB InBev e da SABMiller não quiseram comentar.

A SABMiller divulgou uma atualização surpresa das operações hoje, nove dias antes do programado, em que anunciou que o volume de cerveja voltou a crescer no segundo trimestre, com a ajuda da África e da América Latina, uma tendência que poderia ser contabilizada em uma oferta melhorada da AB InBev.

Domínio do setor

Caso seja bem-sucedida, a combinação criará um player mundial dominante no setor de fabricação de cerveja, que vem se realinhando ao longo de uma década marcada por fusões cada vez maiores e atrai análises muito minuciosas de reguladores antitruste em todo o mundo.

Controlada por um grupo de ricos investidores brasileiros, encabeçado por Jorge Paulo Lemann, a AB InBev em si já é o resultado de acordos que uniram grandes fabricantes de cerveja da Bélgica, dos EUA e da América Latina.

A AB InBev já tinha entrado em contato com a Altria Group Inc., maior acionista da SABMiller, antes de anunciar os planos de abordar sua rival, disseram pessoas com conhecimento do assunto no dia 18 de setembro.

A companhia está convocando credores, como o Bank of America Corp. e o Banco Santander SA, para organizar um financiamento de até US$ 70 bilhões para sua proposta de aquisição, disseram pessoas com conhecimento do assunto na semana passada.

Conforme as leis do Reino Unido relativas a aquisições, a AB InBev tem prazo até as 17 horas do dia 14 de outubro para fazer uma oferta ou anunciar que não pretende seguir em frente. A SABMiller também poderia pedir aos reguladores uma extensão desse prazo.