IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Construtor que está processando Mark Zuckerberg quer paralisar o caso para buscar novo advogado

Joel Rosenblatt

09/10/2015 14h21

(Bloomberg) -- O construtor que acusa Mark Zuckerberg de quebrar a promessa de apresentá-lo à elite do Vale do Silício perdeu o advogado, que o deixou perto de um julgamento, e disse a uma juíza que precisa de tempo para encontrar um novo defensor.

O advogado David Draper, que orientou as queixas do construtor Mircea Voskerician em um caso que contesta a integridade do fundador da Facebook Inc., ganhou permissão de uma juíza na quinta-feira para se retirar da ação judicial citando regras de conduta profissional. Quem ocupar seu lugar enfrentará um esforço crescente de Zuckerberg para minar a credibilidade de Voskerician.

Os advogados de Zuckerberg alegaram que a proposta da construtora de edificar uma casa de 891 metros quadrados visível do quarto dele era apenas um blefe para tirar vantagem do bilionário de 31 anos. Em sua última ofensiva, Zuckerberg está contestando a autenticidade de um extrato bancário que mostra que Voskerician possuía US$ 3,9 milhões para garantir sua oferta em dinheiro pela propriedade.

Patrick Gunn, advogado de Zuckerberg, disse à juíza na quinta-feira acreditar que as alegações sobre o extrato bancário "fraudulento" que ele levantou em um documento, em 17 de setembro, precipitaram o pedido de Draper, duas semanas depois, para deixar o caso.

Draper preferiu não comentar as acusações a respeito do extrato bancário, nem dizer por que quis abandonar o caso.

Conduta profissional

Em seu pedido por escrito para sair do caso, Draper fez referência a um conflito não especificado com seu cliente. Uma das regras de conduta profissional da Califórnia que ele citou proíbe um advogado de pleitear em juízo uma questão "que não se justifique segundo a lei atual" ou que "tenha a finalidade de assediar ou prejudicar maliciosamente qualquer pessoa".

O advogado que representou seu escritório na audiência de quinta-feira, Martin Dioli, disse durante um intervalo que a juíza tomou "a decisão correta" deixando Draper sair, mas ele preferiu não comentar a especulação de Gunn de que o abandono do caso está relacionado ao extrato bancário.

Voskerician disse à juíza da Suprema Corte dos EUA Patricia Lucas que, embora esteja à procura de um advogado para substituir Draper, não encontrou ninguém disposto a assumir o caso diante de um julgamento programado para dentro de poucas semanas. A juíza orientou Voskerician a reunir-se com os advogados de Zuckerberg para discutir a paralisação do caso.

Gunn afirmou em entrevista, posteriormente, ter dito a Voskerician que não estava disposto a adiar o julgamento, marcado para 9 de novembro. Voskerician preferiu não comentar o assunto fora da audiência.

Disputa judicial

A disputa judicial surgiu do acordo de Zuckerberg, em 2012, para pagar US$ 1,7 milhão a Voskerician pelos direitos de compra da casa que fica atrás da residência do CEO em Palo Alto, Califórnia. O construtor afirma ter concedido 40 por cento de desconto a Zuckerberg com base na promessa de apresentações e referências no Vale do Silício que nunca se concretizaram.

Os advogados de Zuckerberg não conseguiram impedir que o caso avançasse para julgamento, mesmo após contestarem quase todos os aspectos do papel de Voskerician no acordo.

Os advogados alegam que Voskerician mentiu a respeito de ofertas concorrentes pela propriedade, incluindo uma em nome de um príncipe africano não identificado. Ele deturpou grosseiramente sua experiência na construção de residências e não possuía recursos para comprar a propriedade em questão, menos ainda para levar adiante um projeto multimilionário de construção, disseram os advogados em documentos judiciais.

Eles questionaram a legitimidade dos fundos de Voskerician depois de ele ter dito, em depoimento, que ganhou centenas de milhares de dólares vendendo equipamentos médicos de seu empregador anterior no eBay com um nome diferente.

Nos documentos judiciais, Draper argumentou que as declarações supostamente falsas de seu cliente eram irrelevantes porque Zuckerberg não as usou como base para sua decisão de comprar os direitos da propriedade.

Título em inglês: Builder Suing Zuckerberg Seeks to Pause Case to Find New Lawyer

Para entrar em contato com o repórter: Joel Rosenblatt in state court in San Jose, California, at jrosenblatt@bloomberg.net