IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rompimento de barragens da BHP e da Vale em Minas Gerais provoca deslizamentos de terra e soterramentos

Andrew Willis, David Stringer e Jesse Riseborough

06/11/2015 12h55

(Bloomberg) -- As barragens de um projeto de minério de ferro brasileiro de propriedade de duas das maiores mineradoras do mundo se romperam nesta quinta-feira, inundando um vale na região Sudeste do país e soterrando dezenas de residências devido aos deslizamentos de terra. Pelo menos 15 pessoas teriam morrido e muitas estão desaparecidas.

A Samarco Mineração SA, uma joint venture da BHP Billiton Ltd. com a Vale SA, disse que havia equipes trabalhando para ajudar os feridos e para conter os danos ambientais na tradicional cidade mineira de Mariana, no estado de Minas Gerais. O Ministério da Defesa do Brasil preparou tropas para o auxílio e imagens de televisão mostravam carros, caminhões e árvores sendo arrastados e correntes de lama descendo uma montanha.

"Com o amanhecer, nosso maior imperativo é garantir a segurança da comunidade e dos nossos trabalhadores", disse o CEO da BHP, Andrew Mackenzie, a repórteres nesta sexta-feira em Melbourne, acrescentando que não poderia confirmar o número de mortos ou desaparecidos. "Ficará mais claro quando pudermos ver o que aconteceu e a extensão dos danos".

Duas centenas de casas

Imagens publicadas pelo site de notícias da Globo mostraram que extensos fluxos de lama haviam engolido dezenas de casas em uma vila próxima e deixaram um carro precariamente equilibrado sobre a parede de uma casa destruída. O site informou que muitas das 200 casas da vila estavam cobertas com lama. Pelo menos 50 trabalhadores estavam na represa quando ela se rompeu, disse a Globo, citando informações de um sindicato de trabalhadores em mineração. Um hospital local confirmou uma morte e o sindicato informou 15 a 16 mortos e 45 desaparecidos.

"Neste momento não podemos confirmar as causas e a completa extensão do ocorrido, nem o número de vítimas", disse o diretor-presidente da Samarco Mineração, Ricardo Vescovi, em um vídeo postado na página da empresa no Facebook, dizendo que as barragens Fundão e Santarém haviam rompido entre as cidades de Mariana e Ouro Preto. "Nosso foco neste momento crítico é a preservação da integridade das pessoas e do meio ambiente".

A Vale encaminhou as perguntas sobre o incidente à Samarco.

Parede de lama

A parede de lama atingiu Bento Rodrigues, que tem cerca de 600 habitantes, e o número de pessoas afetadas na área poderia subir para 2.000, disse a Globo, citando estimativas da prefeitura. Mais de 200 trabalhadores de resgate estavam procurando vítimas. O rio de lama tem 8 quilômetros de comprimento e 2,5 metros de profundidade, disse a Globo, citando dados da Polícia Militar.

O desastre poderá dar certo sustento aos preços do minério de ferro, embora os efeitos possam ser menos acentuados no minério de ferro de referência, que caiu 32 por cento neste ano porque as expansões das grandes fornecedoras, incluindo a Vale e a BHP, sobrecarregam a demanda vacilante na China, o maior país consumidor. A Samarco fornece pellets, usados na produção de aço, para cerca de 20 países, com mercados dominantes nos EUA e na Europa, diz a empresa de pesquisas AME Group.

O minério de ferro com 62 por cento de conteúdo entregue a Qingdao caiu 1 por cento, para US$ 48,21 a tonelada, nesta sexta-feira, empurrando os prejuízos deste ano para 32 por cento, segundo a Metal Bulletin Ltd. O preço dos pellets de alto-forno com 65 por cento de conteúdo entregues ao mesmo porto chinês caiu 2 por cento, para US$ 67,92 a tonelada.

O incidente levanta questionamentos sobre por que há pessoas morando na área, disse Saleem Ali, professor do Centro de Responsabilidade Social na Mineração da Universidade de Queensland, da Austrália, por telefone, nesta sexta-feira. Rompimentos de barragens em minas são mais prováveis em lugares com chuvas significativas e deslizamentos de terra, disse ele.

As barragens na indústria da mineração são "riscos que todos temos de aceitar até certo grau", disse Ali. "O risco se transforma em perigo quando há comunidades morando a jusante. Foi isso que me surpreendeu. Havia uma vila a jusante dessa barragem de resíduos de mineração que jamais poderia estar lá".

Título em inglês: Mudslides Swamp Brazilian Homes as BHP, Vale Dams Rupture

Para entrar em contato com os repórteres: Andrew Willis, em Bogotá, awillis21@bloomberg.net; David Stringer, em Melbourne, dstringer3@bloomberg.net; Jesse Riseborough, em Londres, jriseborough@bloomberg.net.