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Aérea quer divisória em avião para dar sensação de luxo à classe econômica

Erik S. Lesser/EPA/Efe - 30.abr.2007
Imagem: Erik S. Lesser/EPA/Efe - 30.abr.2007

17/11/2015 16h27

Michael Sasso (Bloomberg) - O desejo da Delta Air Lines Inc. de adicionar uma pitada de luxo e exclusividade a seus assentos mais caros da classe econômica vai levar a empresa a erguer algumas paredes.

Quando o governo dos Estados Unidos aprovar, a Delta irá instalar divisórias para separar sua seção "Comfort+" com espaço extra para as pernas do resto da cabine principal em jatos domésticos, afirmou na segunda-feira (16) o porta-voz Anthony Black. A primeira divisória ainda "vai demorar meses", embora a Delta esteja colocando painéis parecidos na primeira classe, disse Black.

As divisórias estão entre as várias mudanças que a Delta está fazendo para persuadir os passageiros da classe econômica a fazer upgrade para assentos Comfort+, que têm alguns centímetros de espaço adicionais e outras regalias incluindo embarque prioritário e compartimentos superiores exclusivos. As passagens Comfort+ serão vendidas em maio próximo, como uma nova classe de tarifa, em vez de uma opção depois de comprar uma passagem normal.

"Isso aumenta o nível e estabelece o começo de outra rodada de evolução do produto", afirmou o consultor de companhias aéreas, Samuel Engel.

O preço de uma passagem Comfort+ de ida de Atlanta a Boston custa US$ 49 a mais do que a passagem comum, segundo o site da Delta.

Avanço

A Delta está chegando cada vez mais perto da "econômica premium" encontrada em companhias estrangeiras, incluindo a British Airways e a Virgin Atlantic, disse Engel. Enquanto os assentos Comfort+ da Delta oferecem mais espaço para as pernas, não são tão amplos quanto os assentos econômicos Premium das concorrentes estrangeiras, afirmou Engel.

Na Virgin Atlantic, 49% das ações são propriedade da Delta, o assento econômico-premium é separado do assento comum, e inclui tripulação de cabine própria, de acordo com a companhia aérea.

A Comfort+ da Delta vai continuar sendo parte da classe econômica e compartilhar os mesmos comissários de bordo, disse Black. O objetivo, disse ele, é criar uma separação entre as pessoas que pagaram a tarifa mais alta Comfort+ e os demais viajantes da classe econômica, disse Black.

A companhia aérea está planejando uma divisória entre os assentos com espaço extra - que estão na frente da econômica - e o resto da cabine principal, pelo menos desde dezembro. Foi quando a Delta revelou cinco classes de tarifas, que vão do serviço mais caro Delta One nas rotas internacionais e intercontinentais dos EUA até a Econômica Básica, na faixa mais barata.

A Delta ainda está avaliando como devem ser as divisórias, e Black não quis dar detalhes. Os aviões usados em voos ao exterior também podem ganhar os painéis, afirmou. Cada tipo de aeronave exigirá sua própria certificação federal, disse Black, o que poderia empurrar o final do projeto para daqui a dois anos.

Engel, que trabalha na consultoria ICF International em Cambridge, Massachusetts, disse que, com o acréscimo das divisórias e a atualização das regalias na Comfort+, a Delta está juntando muitos itens que viajantes da classe econômica gostam, sem chegar a uma tarifa de classe business.