IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pobres precisam de banheiro, não só de celular, diz Banco Mundial

Joyce Cury/Folhapress
Imagem: Joyce Cury/Folhapress

Andrew Mayeda

14/01/2016 13h48

(Bloomberg) -- As famílias mais pobres do mundo estão mais propensas a terem telefones celulares do que banheiros ou água limpa. Isso não necessariamente melhorou a situação delas, segundo um novo relatório do Banco Mundial.

O número de usuários de internet mais que triplicou em uma década, para 3,2 bilhões no final do ano passado, representando mais de 40% da população mundial, disse o banco de desenvolvimento com sede em Washington em um relatório divulgado na quarta-feira (14) intitulado "Dividendos digitais".

Embora a expansão da internet e de outras tecnologias digitais tenha facilitado a comunicação e promovido um senso de comunidade global, ela não ofereceu o enorme aumento de produtividade que muitos esperavam, disse o banco.

Ela também não melhorou as oportunidades para as pessoas mais pobres do mundo, nem ajudou a propagar a "governança responsável".

"Os benefícios totais da transformação da informação e comunicação somente se tornarão realidade se os países continuarem a melhorar seu clima de negócios, investirem na educação e saúde de sua população e proverem a boa governança", disse o relatório.

"Nos países em que esses fundamentos são fracos, as tecnologias digitais não impulsionam a produtividade nem reduzem a desigualdade".

A visão do Banco Mundial contrasta com o otimismo dos empreendedores da tecnologia, como Mark Zuckerberg e Bill Gates, que têm argumentado que o acesso universal à internet é essencial para eliminar a pobreza extrema.

"Quando as pessoas têm acesso às ferramentas e ao conhecimento da internet, elas têm acesso a oportunidades que tornam a vida melhor para todos nós", diz uma declaração do ano passado assinada por Zuckerberg, Gates e outras pessoas, como Richard Branson e Bono.

Insuficiente

Segundo o Banco Mundial, conectar o mundo "é essencial, mas está longe de ser suficiente" para eliminar a pobreza. O banco de desenvolvimento visa a reduzir a pobreza extrema -- definição dada a quem vive com uma renda de menos de US$ 1,90 por dia -- a 3% globalmente até 2030.

Em mercados sem concorrência suficiente, as tecnologias digitais podem originar monopólios, limitando a inovação, disse o banco.

Embora a internet permita que muitas tarefas sejam automatizadas, ela pode criar uma desigualdade maior se os trabalhadores não têm a habilidade de tirar vantagem dos avanços tecnológicos. E quando os governos não são responsáveis, a propagação da internet pode permitir que eles exerçam um controle maior.

Em muitos países em desenvolvimento, o acesso à internet e ao telefone celular responde por uma grande parcela da renda. Além disso, alguns países não têm sistemas educacionais que capacitem as pessoas para utilizarem a internet. Em Mali e Uganda, cerca de três quartos das crianças da 3ª série não sabem ler, disse o Banco Mundial.

"Como não é de surpreender, os mais instruídos, bem conectados e mais capazes têm recebido a maior parte dos benefícios" da expansão digital, disse o relatório.