IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Búfalo africano mais caro do mundo é avaliado em cerca de R$ 46 milhões

Divulgação
Imagem: Divulgação

Kevin Crowley

16/02/2016 09h37Atualizada em 19/02/2016 19h58

(Bloomberg) -- Um búfalo sadio dono dos maiores chifres da África foi avaliado por uma quantia recorde no sábado depois que o empresário Peter Bellingham, que faz negócios na África do Sul, adquiriu uma fatia de 25% por 44 milhões de rands (cerca de R$ 11,5 milhões).

Isso avalia o animal, chamado Horizon devido à grande envergadura de seus chifres, em um recorde de 176 milhões de rands, superando os 40 milhões de rands pagos por um búfalo chamado Mystery, comprado por um grupo que inclui o bilionário Johann Rupert, em 2013.

Os chifres do Horizon têm 55 polegadas (139,7 centímetros) de largura, contra 53 polegadas do Mystery. Além disso, o animal não sofre de tuberculose, uma doença que aflige muitos búfalos selvagens na África do Sul.

"Era uma oportunidade única de possuir um dos melhores genes do mundo", disse Hendrik de Kock, negociante da Wildswinkel (Pty), que realizou o leilão.

Os quatro donos do Horizon, incluindo Bellingham, têm o direito de oferecer dez búfalas a ele por ano e de ficarem com as crias, disse De Kock.

Os criadores da África do Sul, o maior mercado para animais desse tipo, estão dispostos a pagar preços recorde por genes de búfalos que acreditem que possam aumentar a envergadura dos chifres de seu rebanho, algo desejável para os caçadores.

O setor tem atraído investidores ricos como Rupert, controlador da fabricante de joias Richemont, produtora dos relógios Cartier.

O vice-presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, e Norman Adami, ex-presidente do conselho da unidade local da SABMiller, também possuem investimentos nos animais.

A venda de Horizon interrompe a tendência recente de preços de animais selvagens na África do Sul.

Os preços médios dos búfalos, incluindo fêmeas, caíram 30% em 2015, para 334.879 rands, segundo dados compilados pela Universidade North West, da África do Sul. Os preços dos antílopes palanca-negra e palanca-vermelha caíram 35% e 39%, respectivamente.