IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mobius recomenda comprar ações de commodities

Kyoungwha Kim

04/05/2016 13h46

(Bloomberg) -- Mark Mobius está comprando ações de commodities na China e afirma que a recuperação nos mercados de matérias-primas está apenas começando, porque os preços caíram demais. Segundo ele, os ganhos poderiam ser extremos.

A Templeton Emerging Markets Group adicionará mais ações de matérias-primas de empresas da principal economia asiática, de acordo com Mobius, presidente executivo do grupo, que investe em mercados emergentes há mais de quatro décadas. Muitas delas serão posições boas para o longo prazo, disse ele em entrevista por e-mail, sem identificar empresas específicas.

Os produtores de commodities da China, que foram o pior investimento em ações da China Continental durante quase dez anos, encabeçaram a recuperação deste ano, quando o governo aumentou o estímulo e os investidores locais invadiram os mercados de futuros do país, com apostas em diversos produtos, de barras de aço a algodão.

O Bloomberg Commodity Index subiu pelo segundo mês consecutivo em abril e cresce o número de analistas que afirmam que o pior momento da crise já passou, como o veterano do setor Tom Albanese, ex-diretor do Rio Tinto Group.

'Caíram demais'

"Já vimos que tanto os preços das commodities quanto os preços das ações das commodities caíram muito, mais do que as avaliações realistas", disse Mobius. "Agora é possível esperar que a subida seja extrema em termos percentuais. Se houver algum movimento para baixo é bem provável que aumentemos nossa posição."

O Bloomberg Commodity Index, um indicador dos retornos de 22 matérias-primas, disparou em abril, ampliando a recuperação desde o piso registrado em 1991, e avançou 6,5% neste ano.

Um indicador de produtores de matérias-primas no CSI 300 Index, de empresas chinesas de alta capitalização, registrou alta de 27% entre o piso de janeiro e o pico em meados de abril e depois recuou cerca de 5%.

Nem todos estão otimistas com o panorama. Os preços das commodities poderiam enfraquecer no terceiro e no quarto trimestres, disse Graham Kerr, diretor da mineradora South32, em uma conferência realizada em Sidney nesta quarta-feira.

O Goldman Sachs Group disse em uma nota com data de 22 de abril que apesar dos sinais de reativação, como os ganhos no petróleo, seria prematuro mergulhar de cabeça nesses primeiros indícios de recuperação.

Recuperação imobiliária

Os investidores da China se concentram nas matérias-primas neste ano em meio a sinais de recuperação da demanda depois que as autoridades fomentaram o crescimento e que o mercado imobiliário se recuperou.

A barra de aço reforçada, o carvão de coque e o algodão entraram em alta. No entanto, o súbito aumento da negociação de futuros preocupou as autoridades reguladoras e levou as bolsas de Xangai, Dalian e Zhengzhou a aumentarem as comissões e a emitirem alertas.

"Não há dúvida de que os derivativos, especialmente os preços dos futuros das commodities, têm um impacto sobre os preços reais", disse Mobius.

"É claro que há um impacto enorme no preço das ações de empresas de commodities, porque o mercado usa os preços das commodities como antecedente mesmo se esses preços não são realistas, e há um impacto desnecessário provocado pelos preços dos futuros."

Mobius tem demonstrado seu otimismo com frequência nas últimas semanas. Em fevereiro, ele disse à Bloomberg TV que a Templeton Emerging Markets compraria ações chinesas de forma seletiva, especulando que os ativos se recuperarão até o fim do ano. Neste mês, ele afirmou que espera que o barril de petróleo volte a subir para cerca de US$ 60.

Os mercados de commodities permanecerão voláteis, mas a tão esperada tendência de alta vai continuar, de acordo com Mobius. "Muitas das empresas, não todas, são bons investimentos para o longo prazo e, em alguns casos, até mesmo para este ano", disse ele. "Sim, a tendência de alta é sustentável, mas não se deve esquecer a volatilidade."