IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Análise: As cinco empresas mais valiosas do mundo são de tecnologia

Shira Ovide e Rani Molla

02/08/2016 12h53

(Bloomberg) -- Anote mais um marco para o setor da tecnologia.

No fechamento das negociações de ações nos EUA, na segunda-feira (1º), as cinco maiores empresas do mundo em valor de mercado eram todas empresas americanas de tecnologia, segundo dados da agência de notícias Bloomberg: Apple, Google, Amazon, Facebook e Microsoft. 

O valor de mercado é obtido multiplicando o preço de cada ação pela quantidade total de ações. 

Essa hegemonia da tecnologia nos degraus superiores do mercado não aconteceu durante o auge da bolha das pontocom, em 2000, nem depois dela. (Empresas de tecnologia já haviam ocupado brevemente os quatro primeiros lugares).

Mudança na economia mundial

Os rankings de valor de mercado das últimas décadas dão uma ideia das mudanças na economia mundial. No auge da bolha das pontocom, em março de 2000, empresas de tecnologia como Microsoft, Intel e Cisco estavam entre as maiores do mundo -- e elas ainda são gigantes.

Dez anos atrás, grandes bancos, empresas industriais e financeiras chinesas e empresas multinacionais de commodities (matérias primas) lotavam as ligas das grandes capitalizações do mercado. Há cinco anos, a Apple se tornou a maior empresa do mundo em termos de valor das ações, posição que ocupa desde então, com algumas interrupções.

Além da Apple, o poder crescente de Google, Amazon e Facebook elevou essas empresas a novos patamares e o valor de mercado da Microsoft se recuperou sob o controle de um novo presidente.

Titãs não-tecnológicos, como Exxon e GE, caíram um pouco. Os investidores em ações atualmente estão dispostos a pagar mais por um dólar em resultados futuros das superpotências tecnológicas do que pela maior parte das outras corporações.

É claro que as Cinco Fabulosas da tecnologia podem não durar nessa posição elevada. A sequência pode acabar depois de um dia. Os bons tempos nunca duram. Mas, por enquanto, a tecnologia está no topo do mundo.

Essa coluna não reflete necessariamente a opinião da Bloomberg LP e de seus proprietários.

Jogo Pokemón Go pode render bilhões de dólares para Apple

Band News