IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dubai será aeroporto mais movimentado do mundo, diz CEO

Yousef Gamal El-Din e Deena Kamel Yousef

03/10/2016 10h26

(Bloomberg) -- O Aeroporto Internacional de Dubai espera se tornar o mais movimentado do mundo nessa década, superando Pequim e Atlanta, impulsionado pela expansão da empresa aérea Emirates.

O aeroporto, que superou Heathrow, de Londres, prevê que o tráfego de passageiros subirá para 83 milhões neste ano, contra 78 milhões no ano passado, e estima que 90 milhões de pessoas utilizarão as instalações no ano que vem, disse Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports, à Bloomberg TV, em entrevista.

"As taxas de crescimento que estamos experimentando são mais de duas vezes maiores que as experimentadas por Pequim e Atlanta", disse Griffiths. "Deveremos superar, talvez nessa década, o trânsito total desses aeroportos e conquistar o primeiro lugar absoluto."

Dubai, que já é o aeroporto mais movimentado do mundo em tráfego internacional, adicionou 7,5 milhões de passageiros no ano passado. Atlanta Hartfield-Jackson, principal hub da Delta Air Lines, continua sendo o mais movimentado, mas processou apenas 5,3 milhões de passageiros adicionais, alcançando um total de 101,5 milhões. O aeroporto de Pequim somou 3,8 milhões de novos passageiros e chegou a 89,9 milhões.

O aeroporto de Dubai, que enfrentou um fechamento de mais de cinco horas em agosto após a aterrissagem forçada de um jato da Emirates, disse que o incidente não afetou sua meta anual de tráfego. A agência reguladora da aviação civil do país está dando sequência à investigação e divulgou um relatório provisório. Griffiths disse que não pode "especular sobre o resultado".