IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Idosos são quase um terço dos novos empreendedores do Japão

Keiko Ujikane

24/10/2016 11h26

(Bloomberg) -- Atualmente, com o espírito empreendedor do Japão diminuindo, os idosos respondem por uma fatia cada vez maior das pessoas que abrem seus próprios negócios.

Em 2012, último ano com dados disponíveis, cerca de um terço dos novos empreendedores tinha 60 anos ou mais, segundo a Agência de Pequenas e Médias Empresas, que faz parte do Ministério do Comércio do país asiático. A fatia contrasta com os 8 por cento de três décadas antes.

Os idosos autônomos tendem a oferecer consultoria de gestão e outros serviços, tirando proveito de sua experiência profissional, informou a agência em relatório.

Os japoneses mais velhos estão buscando colocar seu conhecimento e experiência para trabalhar com o objetivo de ter uma velhice produtiva e gratificante, disse Atsuko Nomura, pesquisadora sênior do Instituto de Pesquisa do Japão em Tóquio. Eles também possuem mais capital do que os jovens, o que facilita o início para eles, disse ela.

A má notícia é que o número total de pequenas e médias empresas e de micronegócios no Japão caiu de forma constante nos últimos anos, segundo a agência. O primeiro-ministro Shinzo Abe assumiu o cargo prometendo transformar o país em "potência empreendedora", mas as pessoas estão ficando cada vez mais avessas ao risco.

Isso vale em especial para os jovens, que chegaram à vida adulta durante a longa estagnação econômica do Japão. Aqueles que estão na faixa dos 30 anos ou menos respondiam por 36 por cento dos novos empreendedores em 2012, mostraram dados da agência, contra 57 por cento três décadas antes. Os trabalhadores mais jovens empregados recentemente apresentam a menor propensão a criar seus próprios negócios em mais de uma década, mostrou uma pesquisa do Centro de Produtividade do Japão.

O Japão ficou em penúltimo lugar entre 70 países em uma pesquisa global sobre "atividade empreendedora em estágio inicial", segundo dados de 2014 do Global Entrepreneurship Monitor. Os japoneses demonstraram o segundo nível mais elevado de medo de fracasso, mostraram os dados.