IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Uma nova prova de que a melhor comida indiana está em Londres

Richard Vines

09/01/2017 16h44

(Bloomberg) -- Um famoso chef indiano me disse recentemente que a comida indiana de Londres é melhor que qualquer coisa à disposição em Mumbai e Nova Déli, então quem sou eu para discutir? O mais animador é que há uma série de novos restaurantes que tornam a cena da cidade ainda melhor, indo muito além das tradicionais casas indianas e trazendo mais criatividade para a mesa.

Esses restaurantes mergulham fundo na diversidade da culinária do país. Alguns se concentram nas cozinhas regionais -- de áreas como Calcutá ou Andhra Pradesh --, enquanto outros celebram a comida de rua e a cozinha caseira.

Veja algumas opções.

Calcutta Street

Esse restaurante bengali de Fitzrovia serve o tipo de comida de que a chef Shrimoyee Chakraborty adorava quando era criança em Calcutá. Ela se mudou para o Reino Unido para estudar e teve uma série de empregos, de jornalista a analista, antes de escrever um blog que a acabou levando ao Calcutta Street, inaugurado em setembro.

A refeição pode começar com beguni, que são fatias de berinjela fritas em uma massa de farinha de grão de bico, por 3,50 libras, e phuchka (4 libras), bolinhos de sêmola crocantes recheadas com batata apimentada mergulhados em suco de tâmaras e menta. Entre os pratos principais está o Kosha Mangsho (14 libras), um curry de cordeiro deliciosamente temperado.

29 Tottenham Street, W1T 4RU. +44-20-7636-2744, calcuttastreet.com.

Cinnamon Bazaar

Esse restaurante barato e colorido fica perto da Trafalgar Square e serve um cardápio eclético inspirado nos mercados do mundo. Lá os tradicionais lanches de rua se encontram com uma torta de cordeiro rogan josh shepherd (13,50 libras).

O restaurante, aberto em dezembro, é o mais recente do chef Vivek Singh, mais conhecido pelo elegante Cinnamon Club, em Westminster. Nesta nova casa ele é ajudado pelo premiado mixologista Ryan Chetiyawardana e sua peculiar lista de coquetéis. É um lugar divertido.

Maiden Lane 28, WC2E 7JS; +44-20-7395-1400; cinnamon-bazaar.com.

Kricket Soho

O Kricket é um dos meus restaurantes favoritos de Londres -- considerando todos os tipos de culinária. O foco são os pratos delicadamente condimentados que são inspirados na culinária indiana, mas preparados com ingredientes britânicos. Está a um mundo de distância das carnes extremamente cozidas em molhos pesados que são servidas nos restaurantes de curry. A filial do Soho foi inaugurada na semana passada.

O primeiro endereço do Kricket no sul de Londres abriu suas portas em um contêiner de navio reformado pelos amigos Rik Campbell, um DJ, e Will Bowlby, que trabalhava como chef na Índia. Entre os pratos estão as samphire pakoras, bolinhos servidos com molho de tâmaras e maionese picante com alho (5,50 libras), e o ganso com vindaloo, servido com couve-de-bruxelas e cebola frita (11 libras). O ganso estava cozido com perfeição e as pimentas liberavam ondas de sabor em vez do picante intenso normalmente associado com o vindaloo.

12 Denman Street, W1D 7HH. +44-20-7734-5612, www.kricket.co.uk/soho.