IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conselhos para escolher o traje de banho masculino perfeito

Troy Patterson

20/02/2017 13h06

(Bloomberg) -- Na metade do inverno do Hemisfério Norte, a mente tende a divagar para praias ensolaradas ? planos de fins de semana prolongados no Caribe, programações para arrastar os filhos para descansar do frio na Flórida ou simplesmente deitar nas areias do Pacífico Sul.

Que tipo de roupa de banho você se atreve a usar nessas fantasias?

Adam Brown, diretor da fabricante de moda praia Orlebar Brown, com sede em Londres, teve seu momento estilo Arquimedes na banheira em uma festa de piscina em 2005. Os homens convidados estavam malvestidos e se sentiam horríveis, em calções enormes dos quais tinham que se liberar retorcendo-se antes de entrar na casa para almoçar. "Meus amigos, na verdade, riram de mim", contou Brown. "Eles diziam: 'Quem vai querer usar um calção de banho ajustado?'"

Hoje em dia, quem não quer? A visão de Brown antecipou uma era em que o Instagram fez com que a moda praia, antes algo sem importância, ficasse registrada para sempre. Assim como todos os melhores calções contemporâneos, os da Orlebar Brown permitem uma transição suave do bar da piscina à uma refeição no restaurante. Os polímeros que se secam rapidamente se encarregam disso ? uma tradição de tecidos técnicos que remonta pelo menos aos anos 1940 e aos calções de "Nylonit" da Jantzen.

Antes de fazer seu pedido, confira os conselhos de alguns dos nomes mais importantes em moda praia masculina.

Comece com sua altura

Em seu design, o calção contemporâneo tem ambições anfíbias. "Criamos nossos calções para que eles possam substituir os shorts comuns", disse Mike Faherty, um dos fundadores da Faherty Brand, que conquistou clientes premium com shorts de surfe que vêm com entrepernas de 18 e 23 centímetros.

Como escolher? A forma mais fácil de decidir, diz Faherty, é se basear na altura. "Caras altos, com mais de 1,90 metro, tendem a optar pelos calções de 23 centímetros", disse ele. "Os mais baixos, de 1,55 metro ou menos, preferem os de 18 centímetros."

Adote uma onda europeia

Sim, o comprimento dos trajes de banho sempre são um assunto constrangedor. A marca francesa Vilebrequin começou em 1971 depois que seu fundador, Fred Prysquel, seguiu sua futura esposa até Saint-Tropez para flertar com ela. Sentindo-se incômodo nos trajes de banho estilo sunga da época, ele criou uma versão elegante que oferecia uma cobertura maior. Este modelo, chamado Moorea, tem uma entreperna de 14 centímetros no tamanho médio, enquanto um short mais comprido de 1996, o Okoa, tem uma entreperna de 21,5 centímetros.

Tenha cuidado ao escolher um padrão extravagante

Na Orlebar Brown, tanto a história da marca quanto o leque de produtos se adequam a clientes mais velhos, que compram calções compridos (eles mencionam o designer da Apple Jonathan Ive), e clientes mais jovens, embora dispostos a desembolsar US$ 245 ou mais por um "short curto" para usar em ocasiões especiais. A companhia oferece modelos em quatro comprimentos, cada um com um nome canino, que vão desde o reduzido springer ao dogue alemão, quase na altura do joelho.

Para ele mesmo, Brown tende a preferir os comprimentos médios e, quando se aventura por modelos mais curtos, ele escolhe uma cor sólida ou uma estampa simples, em vez de seus modelos chamativos com reproduções fotográficas.

"Tenho 51", disse ele. "Talvez seja melhor não exagerar."