IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fabricantes de carros recreativos apostam em modelos pequenos

Kyle Stock

23/03/2017 14h13

(Bloomberg) -- Tome nota das marcas do momento para a geração Y: Adidas. Snapchat. Winnebago.

Sim, Winnebago Industries. É claro que a maior parte dos jovens não possui US$ 468.000 para gastar em um apartamento sobre rodas com bancada de quartzo e piso aquecido. Mas assim como muitos idosos que estão vivendo com o pé na estrada, eles também gostam de dirigir pelo deserto e fazer loucuras de vez em quando.

Por isso a Winnebago, juntamente com suas concorrentes do setor de veículos recreativos, finalmente deixou de tentar vender produtos caros a um enorme grupo de possíveis clientes que podem ter uma visão estigmatizada sobre as enormes casas sobre rodas. No fim do ano passado, a empresa adquiriu a Grand Design RV, que produz uma linha de trailers rebocáveis mais eficientes e acessíveis que os veículos recreativos com cabine e motor. A marca complementa uma linha crescente de produtos minimalistas da Winnebago, que inclui os modelos Minnie, Micro Minnie e o adorável Winnie Drop.

Na quarta-feira, a empresa registrou um aumento de 64 por cento em suas receitas fiscais do segundo trimestre, para US$ 370,5 milhões, quase metade vindas de trailers rebocáveis, enquanto a receita com produtos motorizados caiu ligeiramente. A margem de lucro da Winnebago aumentou dois pontos percentuais graças à aquisição da Grand Design. "Não poderíamos estar mais animados com o impacto estratégico financeiro e cultural que essa aquisição trará para a Winnebago", disse o CEO Michael Happe a analistas nesta manhã.

A Winnebago não é a única fabricante a perceber que menos é mais. O setor de veículos recreativos acaba de registrar seu melhor ano em quatro décadas, em grande parte graças à abundância de trailers de tamanho reduzido, como o Winnie da Winnebago e o kitsch Basecamp, da Airstream, que agora pertence à gigante dos veículos recreativos Thor Industries. O que também ajuda a impulsionar os negócios é o baixo índice de desemprego, os preços baixos dos combustíveis e o financiamento barato observados nos EUA.

Se você não consegue se imaginar vendo o pôr do sol ao lado de um Happier Camper, ou você perdeu sua alma ou foi vezes demais ao festival Burning Man. Talvez você esteja de olho no Aliner Scout, com sua carroceria que lembra a letra A, ou esteja se guardando para a Nest Caravan da Airstream, que será lançada no fim do ano e será uma versão em fibra de vidro leve do famoso trailer curvo e brilhante da companhia. Os verdadeiros espartanos estão instalando tendas de fibra de carbono de US$ 5.000 no teto de seus carros. É como acampar, mas sem as cobras.

As vendas dos veículos recreativos rebocáveis aumentaram em um terço nos últimos três anos, segundo a Associação da Indústria dos Veículos Recreativos dos EUA. Agora, respondem por 87 por cento do mercado.