IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Novos hedge funds aceitam não cobrar comissões adiantadas

Klaus Wille e Bei Hu

24/03/2017 13h52

(Bloomberg) -- Três startups asiáticas de hedge funds estão evitando o modelo tradicional de comissões do setor, enquanto disputam capital de investidores cada vez mais relutantes em entregar dinheiro a administradoras sem experiência comprovada.

A Kit Trading Fund, a Noviscient e a Gordian Capital Singapore, todas com sede em Cingapura, são algumas das empresas que começaram a eliminar a taxa de gestão de 2 por cento e 20 por cento de todos os lucros - também conhecida como modelo de 2 e 20.

A Noviscient planeja abrir um fundo que não cobrará taxas de gestão dos investidores e absorverá os primeiros 5 por cento das perdas anuais de investimentos, medidas quase inéditas em um setor conhecido por cobrar as comissões mais elevadas do setor de gestão de recursos. A Gordian cobrará uma taxa por desempenho só se os retornos superarem um determinado benchmark. A Kit Trading também tem comissões abaixo da média e protege os clientes de alguns declínios.

"Atualmente, as startups de hedge funds têm que criar cada vez mais estruturas de taxas inovadoras para atrair capital e alcançar massa crítica", disse Melvyn Teo, professor de Finanças da Singapore Management University. "A chave é proteger os investidores de alguns efeitos negativos, mas garantindo também que a administradora compartilha uma parte suficiente dos ganhos para que o negócio continue sendo viável e atrativo para a administradora."

Críticas

Os hedge funds enfrentam uma revolta dos investidores devido às comissões elevadas após anos de retornos medíocres, que geraram críticas de alguns dos principais nomes das finanças. O bilionário investidor Warren Buffett estimou no mês passado em sua carta anual aos acionistas da Berkshire Hathaway que os investidores desperdiçaram mais de US$ 100 bilhões em administradoras de recursos com comissões altas nos últimos 10 anos.

Os retornos de hedge funds no mundo não conseguiram acompanhar o ritmo do mercado desde a crise financeira global. Embora muitos hedge funds não necessariamente visem superar as ações, com os retornos fracos foi difícil para as administradoras justificar suas taxas elevadas.

A Noviscient foi fundada por Scott Treloar, ex-chefe de riscos da Vulpes Investment Management, com sede em Cingapura. O fundo da Noviscient, que emprega modelos informáticos para operar ações, futuros e moedas, cobrará 20 por cento dos ganhos dos primeiros 10 por cento de lucros e dividirá o restante arrecadado em partes iguais com os investidores, disse Treloar em entrevista.

"Há uma sensação generalizada de que o modelo tradicional de hedge fund, onde investidores assumem as perdas e compartilham os ganhos, já não funciona mais", disse Michael Downer, que dirige a Kit Trading Fund, que faz parte da Vulpes Investment Management. "Nosso trabalho é alinhar melhor o interesse dos investidores com o das administradoras."