IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fatos da aviação que eu desconhecia até virar comissário

Brandon Presser

13/04/2017 13h37

(Bloomberg) -- A realidade é dura: quando centenas de pessoas dividem o espaço limitado de um avião, muita coisa pode dar errado. O estado atual do transporte aéreo de passageiros pode ser lamentável --basta lembrar da expulsão do passageiro da United Airlines ou dos atrasos da Delta na semana passada--, mas eles só enxergam um lado da história.

Quando a Norwegian me ofereceu a oportunidade de atuar como comissário de bordo no mês passado, aproveitei a chance de descobrir o que acontece nos bastidores. Eis o que aprendi quando trabalhava no voo de Londres (LGW) para Nova York (JFK) no 787-8 Dreamliner.

É possível obter um assento na 1ª classe na base da conversa

A tripulação tem permissão para colocar passageiros nos melhores lugares, mas raramente sobra espaço. Se a primeira classe não estiver lotada, a prioridade é de funcionários das companhias aéreas, seus familiares e amigos.

Receber outros agrados é mais fácil, principalmente se você compartilhar guloseimas com a tripulação. Segundo meus colegas, presentes comestíveis são considerados moeda de troca entre os empregados das empresas aéreas e, em retribuição, você pode receber drinks e outros mimos de graça.

Você não é o passageiro mais importante do avião

Às vezes membros da tripulação são pagos para pegar voos que os levem até seu próximo turno. Eles são os passageiros mais importantes e foi isso que provocou a expulsão do médico em Chicago para dar lugar a um funcionário da companhia aérea.

Cardápio separado

Comissários e pilotos não comem a mesma comida dos passageiros. Eles têm um cardápio totalmente diferente para reduzir o risco de intoxicação alimentar em toda a aeronave.

Prisão durante um voo

É proibido abrir e consumir sua própria bebida alcoólica nos aviões. A tripulação fica de olho em quantas bebidas cada passageiro pede e tem o direito de recusar serviço se a pessoa parece alterada, enrola a língua ou vai frequentemente ao banheiro.

A parte mais suja do trabalho

Banheiro de avião não é para quem tem estômago fraco. O mau cheiro já chegou a impedir a decolagem de aeronaves. A política da Norwegian é que os banheiros sejam limpos a cada 20 minutos pelos comissários de bordo. O truque deles é despejar um bule de café no vaso sanitário, o que neutraliza o odor e as bactérias.

Encontros furtivos no banheiro do avião

"Acontece com mais frequência do que se pensa", explicou minha colega Ilse. "Vemos estranhos que se conhecem no voo e correm para o banheiro juntos."

Basta dizer que os casais costumam ser interceptados.