IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Novos ricos do bitcoin apostam no ouro após queda da criptomoeda

Eddie van Der Walt e Samuel Potter

18/01/2018 14h15

(Bloomberg) -- Em meio às grandes oscilações do bitcoin, que perdeu mais de 40% de seu valor em um mês, pode estar surgindo um padrão: os vendedores estão trocando o ouro digital pelo real.

A negociante de lingotes de ouro Sharps Pixley, subsidiária do maior mercado europeu de moedas e barras do metal precioso, vê regularmente transações de mais de um milhão de libras, e as vendas de moedas de ouro na CoinInvest, com sede em Frankfurt, quintuplicaram com o colapso do maior ativo digital após a alta de 1.400% do ano passado, segundo o diretor Daniel Marburger.

Leia também:

"Ontem foi um dia maluco", disse Marburger, de Frankfurt. "Não paravam de chegar e-mails e telefonemas de clientes perguntando como poderiam transformar criptoativos em ouro."

As oscilações de preço de praticamente todas as criptomoedas trazem à tona uma pergunta que assombra o setor desde sua criação: até que ponto um ativo virtual pode servir como reserva de valor? Ao trocar o ouro digital pelo real, alguns investidores podem estar oferecendo uma resposta.

Corrida do ouro

Ross Norman, negociante de ouro com uma loja frequentada pelas classes altas em uma esquina de Londres, começou a trocar ouro por bitcoin por meio de um intermediário há três meses. Segundo ele, os clientes se mostram quase envergonhados pelas novas riquezas criadas. Muitas vezes as armazenam em caixas de segurança em seu cofre subterrâneo após uma extensa auditoria para prevenção de lavagem de dinheiro.

"Vemos negócios de mais de um milhão de libras a cada duas semanas", disse Norman, de sua loja na rua St. James. "Esta foi uma adição bem-vinda ao nosso negócio em um período em que a demanda física das fontes mais tradicionais tem sido limitada."

Armadilha para lagostas

Os clientes, alguns de apenas 25 anos, chegam com seus laptops e bitcoins acumulados quando a moeda digital era negociada a US$ 1 ou menos. Um deles, disse Norman, pretendia trocar 1.000 bitcoins por metal físico. A empresa, de propriedade da Degussa Goldhandel, não toma posse dos bitcoins. Os clientes efetuam compras por meio de um intermediário.

"O bitcoin parece uma espécie de armadilha para lagostas -- é fácil entrar, mas difícil de sair", disse Norman. "Além disso, o ouro oferece aos investidores 4.000 anos de história como reserva de valor, e isso parece bastante atraente no momento."

A falta de demanda não afetou tanto os preços do ouro nas últimas semanas. Impulsionado pela desvalorização do dólar, o metal subiu 7,5% nos últimos 30 dias, atingindo o patamar mais alto em quatro meses antes da estagnação dos ganhos. O bitcoin oscilou na quarta-feira, mas estava cerca de 43% abaixo do pico de dezembro.

Segundo Marburger, a CoinInvest vendeu quase 30 quilos de ouro no mercado à vista, no valor de US$ 1,2 milhão, quando o bitcoin caiu 23%, na terça-feira. Um bitcoin compra cerca de oito moedas de ouro Britannia de uma onça, disse.

--Com a colaboração de Todd White

Bitcoin é fraude? Entenda por que bancos querem distância

olhardigital