IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ninguém herda fortuna da Ikea após morte do bilionário fundador

Devon Pendleton

31/01/2018 14h23

(Bloomberg) -- Quando Ingvar Kamprad, da Ikea, faleceu, no sábado, aos 91 anos, ele ocupava o 8º lugar no Bloomberg Billionaires Index porque controlava uma fortuna global do setor de varejo avaliada em US$ 58,7 bilhões.

Esse patrimônio agora se dissipará devido à singular estrutura aplicada por Kamprad para garantir a independência e a sobrevivência do conceito da Ikea a longo prazo. Kamprad contestava seu status entre os homens mais ricos do planeta porque, décadas antes, havia cedido o controle da maior vendedora de móveis do mundo a uma rede de fundações e companhias controladoras.

Os herdeiros de Kamprad não terão controle direto da empresa. Eles ficarão com uma fortuna menor, derivada da Ikano Group, uma coleção de negócios financeiros, imobiliários, industriais e de varejo de propriedade da família que tinha um total de cerca de US$ 10 bilhões em ativos em 2016.

A maioria das lojas da Ikea pertence à Stichting Ingka Foundation, uma entidade holandesa com propósito declarado de fazer doações à caridade e de "apoiar a inovação" no design, segundo seu estatuto de fundação.

A estrutura, criada por Kamprad na década de 1980, assegura que a empresa com sede em Almhult, Suécia, ficará fora do controle direto da família.

Apoio à inovação

Os logotipos, a marca e o conceito da empresa foram colocados sob controle final da Interogo Foundation, com sede em Vaduz, Liechtenstein, cuja subsidiária, a Inter Ikea, é a franqueadora global da Ikea.

"A Interogo Foundation é administrada por um Conselho de Fundação (Stiftungsrat) composto por pelo menos dois membros e por um Conselho de Supervisão (Beirat) que, como princípio, é composto por sete membros", escreveu Anders Bylund, chefe de comunicação da Interogo, por e-mail, em 29 de janeiro. "Os membros da família Kamprad nos Conselhos de Supervisão foram e sempre deverão ser minoria."

Apesar de ser chamada de fundação, a missão da Stichting Ingka é apenas parcialmente filantrópica. Seus estatutos também permitem que os lucros sejam reinvestidos na empresa, segundo Per Heggenes, CEO da Ikea Foundation. A fundação é dona de si mesma, por isso nenhum membro da família Kamprad possui ações.

Essa estrutura foi projetada para garantir que a Ikea, na forma atual, dure por muito tempo após a morte do fundador. Os especialistas em trusts afirmam que a configuração enfatiza a continuidade ao impossibilitar que qualquer indivíduo, seja gerente ou herdeiro, assuma o controle após a morte de Kamprad. O Bloomberg Billionaires Index atribuía a fortuna a Kamprad em reconhecimento a seu papel de fundador com controle sobre toda a estrutura.

Kamprad não se mostrava "interessado em dinheiro", disse Heggenes à Bloomberg, em 2012. "Isso fica claro pela forma como ele estruturou a propriedade."

--Com a colaboração de Niklas Magnusson