IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Cingapura ainda é cidade mais cara do mundo; Paris é a segunda

Complexo da Marina Bay é um dos principais pontos turísticos de Cingapura - Reprodução/The Telegraph
Complexo da Marina Bay é um dos principais pontos turísticos de Cingapura Imagem: Reprodução/The Telegraph

Melissa Cheok

15/03/2018 11h37

(Bloomberg) -- Cingapura é a cidade mais cara do mundo pelo quinto ano consecutivo, segundo o último relatório sobre o custo de vida mundial da Economist Intelligence Unit (EIU). Paris e Zurique ficaram empatadas no segundo lugar.

Destinos da região Ásia-Pacífico e da Europa dominaram o ranking das cidades mais caras identificadas no relatório, que foi publicado nesta semana. Tóquio e Osaka foram ausências notáveis entre as dez primeiras, deixadas de fora pela baixa inflação.

Até 2013, Tóquio era a cidade mais cara do mundo para morar. A capital japonesa caiu sete posições nos últimos 12 meses, para o 11º lugar. Hong Kong, que no ano passado era a segunda cidade mais cara, passou para o quarto lugar.

Sidney subiu quatro posições e entrou no top 10. Oslo, Genebra, Zurique e Copenhague também aparecem em posições mais elevadas na lista, compilada a partir de uma pesquisa sobre 160 itens em 133 países.

"As flutuações cambiais continuam sendo um dos principais motivos de mudança no ranking", afirmou a EIU.

Nova York e Los Angeles fora do top 10

Devido à desvalorização do dólar, nenhuma cidade americana figura entre as dez mais caras, apesar do aumento do custo de vida relativo nos EUA nos últimos anos, informou a EIU. O relatório coloca Nova York e Los Angeles em 13º e 14º entre as mais caras, e as cidades tinham ficado em 9º e 11º no ano passado.

O dólar caiu em relação a todas as moedas do G-10 no ano passado, e o euro subiu mais de 14%.

Paris é a única cidade da zona do euro entre as dez mais caras, mesmo com a recuperação do euro. A EIU informou que a capital francesa continuava "extremamente cara para morar, do ponto de vista estrutural, e que apenas o álcool, o transporte e o tabaco mostram bom custo-benefício em comparação com outras cidades europeias".

Tel Aviv é a única metrópole do Oriente Médio entre as dez primeiras. Os custos de transporte da cidade são 79% superiores aos de Nova York, apontou o relatório.

Ásia: contraste entre cidades caras e baratas

A propriedade de carros ajuda a explicar por que Cingapura ficou em primeiro lugar. No entanto, o relatório observou que a cidade-estado continua significativamente mais barata que seus pares em termos de artigos domésticos e contratação de serviço doméstico.

Apesar de os lugares mais caros do mundo para morar estarem na Ásia, alguns dos mais acessíveis também ficam no continente. Cidades da Ásia Meridional como Bangalore, Chennai, Carachi e Nova Déli oferecem bom custo-benefício, observou o relatório.

Neste ano, a capital da Síria, Damasco, e a da Venezuela, Caracas, foram classificadas como as mais baratas do mundo.