IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grandes processadoras de carne entram na corrida vegetariana

Lydia Mulvany, Leslie Patton e Deena Shanker

07/05/2019 13h49

(Bloomberg) -- Em termos de tendências corporativas, criptomoedas e cannabis são coisa do passado. Agora, a corrida é para investir em qualquer coisa que tenha a ver com produtos de carne vegetariana.

Bem, talvez o frenesi não seja tão intenso quanto o provocado por aqueles dois segmentos no passado, mas poucos dias depois de o preço da ação da Beyond Meat ter disparado devido à forte demanda dos investidores em sua estreia na bolsa, empresas alimentícias correm para também lançar hambúrgueres vegetarianos no mercado.

A Tyson Foods confirmou na segunda-feira que vai lançar um produto proteico sem carne nos próximos meses. Para destacar o anúncio, a Tyson é a maior processadora de carnes dos Estados Unidos.

O McDonald's começou a vender um hambúrguer vegetariano na Alemanha. E o Burger King disse na semana passada que seu Impossible Whopper seria lançado em todo o país este ano. Em julho, a Whole Foods vai começar a vender um hambúrguer feito pela Lightlife, concorrente da Beyond Meat.

A Bloomberg Intelligence estima que o sucesso da Beyond Meat levará empresas como a Kellogg, Conagra Brands e Kraft Heinz a investir mais em produtos à base de plantas.

A onda vegetariana poderia, claro, se transformar em uma bolha e estourar como como aconteceu com as empresas ponto.com. Mas, depois de anos no radar de startups e de aperfeiçoamento por biólogos do Vale do Silício, a carne vegetariana finalmente ganhou notoriedade.

"Todas as grandes empresas estão olhando isso e dizendo, caramba, já estamos três anos atrasados", disse Chris Kerr, cofundador e diretor de investimentos da New Crop Capital, empresa de capital de risco com participações em empresas veganas.

Processadoras de produtos semelhantes à carne como a Beyond Meat e Impossible Foods estão criando hambúrgueres vegetarianos com maior aceitação entre as massas, mas, ao mesmo tempo, os consumidores agora também têm outras preferências e tentam comer menos carne. De fato, há sinais de uma escassez de hambúrgueres vegetarianos de elite para satisfazer os consumidores.

O rápido avanço da Tyson Foods no segmento de carne alternativa é "uma boa indicação de que o popular mercado de proteínas de origem vegetal terá novos atores no setor", disse Will Sawyer, economista-chefe de proteína animal do CoBank. A processadora de carne vendeu sua participação de 6,5% na Beyond Meat pouco antes da oferta pública inicial.

"É uma evolução muito rápida para uma empresa que tem um negócio de proteína animal muito tradicional há décadas, para agora expandir seus produtos de uma maneira que não esperaríamos há 10 anos", disse Sawyer.

Grandes empresas de alimentos estão "montando braços de investimento e novas áreas, mas é muito pouco, muito tarde, e ainda estão tentando acompanhar as mudanças", disse Lou Biscotti, chefe de práticas de alimentos e bebidas da Marcum, uma firma de contabilidade.