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Budweiser espera fechar parcerias na Ásia depois de IPO

Thomas Buckley e Jinshan Hong

04/07/2019 11h27

(Bloomberg) -- O braço asiático da Anheuser-Busch InBev vai ficar de olho em negócios para expandir sua presença regional, assim que concluir uma oferta pública inicial com potencial de levantar até US$ 9,8 bilhões.

Embora os recursos provavelmente sejam usados para pagar dívidas, o IPO da Budweiser Brewing Co. APAC, programado para acontecer na bolsa de Hong Kong no fim do mês, dará ao negócio mais flexibilidade para buscar parceiros locais, disse o presidente do grupo, Jan Craps, em conferência de imprensa em Hong Kong.

"Ainda há muitos mercados onde ainda não somos o número 1 ou 2, especificamente se pensarmos no Japão e no Sudeste Asiático, vários mercados muito interessantes onde poderíamos fazer parcerias com cervejarias regionais para oferecer mais opções aos consumidores", disse Craps.

A AB InBev adotou estratégia semelhante na América Latina com a subsidiária AmBev. No Japão, a fabricante das cervejas Stella Artois e Beck compete com a Asahi e com a Kirin, enquanto as rivais Heineken e Carlsberg aumentaram os investimentos em mercados de rápida expansão, como Mianmar.

A cervejaria belga conta com o potencial de crescimento da Ásia para atrair investidores para o IPO em um momento em que o consumo já atingiu seu pico em mercados mais maduros, como Europa e América do Norte.

Na China, a AB InBev já conquistou o mercado premium e tem comprado marcas de cervejas artesanais, como a Boxing Cat Brewery, para atender à demanda por cervejas sofisticadas.

A faixa de preço do IPO equivale a um valor de mercado de até US$ 64 bilhões para a Budweiser Brewing, em linha com o da Heineken, segunda maior cervejaria do mundo. O endividamento da AB InBev aumentou como resultado da aquisição da SABMiller, em 2016.