IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA e China fecham acordo parcial e podem definir trégua, dizem fontes

Presidente dos EUA, Donald Trump, encontra o presidente chinês, Xi Jinping, durante reunião do G20 em Osaka, no Japão - REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, encontra o presidente chinês, Xi Jinping, durante reunião do G20 em Osaka, no Japão Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque

Jenny Leonard

11/10/2019 14h41

Os EUA e a China chegaram hoje a um acordo parcial que deve levar a uma trégua na guerra comercial e lançar as bases para um acordo mais amplo a ser assinado pelos presidentes Donald Trump e Xi Jinping ainda este ano, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Como parte do acordo, a China concordaria com algumas concessões agrícolas e os EUA forneceriam algum alívio tarifário. O acordo é provisório e está sujeito a alterações enquanto Trump se prepara para se encontrar com o vice-primeiro-ministro da China Liu He hoje mais tarde.

Trump tuitou mais cedo que "coisas boas" estavam acontecendo nas reuniões - e que, se os países chegassem a um acordo, ele seria capaz de assiná-lo sem um longo processo de aprovação do Congresso.