IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Destilarias de uísque tentam atrair consumidores conscientes

Amanda Schuster

04/12/2019 17h46

(Bloomberg) — À medida que a crise climática se acelera, provocando fortes tempestades, secas e incêndios sem precedentes, mais consumidores querem fazer compras que são ambientalmente conscientes.

As empresas que esperam lucrar com a onda buscam fazer qualquer coisa para mostrar que são parte da solução, e não do problema.

Algumas estão na indústria do álcool que, com sua dependência da água, madeira e energia para destilar e transportar seus produtos, tem uma alta pegada de carbono. Há um número crescente de fabricantes de bebidas com ideias originais para produzir álcool mais verde.

Dado o papel crítico que a madeira desempenha na produção de bebidas destiladas, proteger árvores se tornou um ponto comum. O uísque Garryana, da Westland Distillery, limitado a cerca de 3 mil garrafas por ano, é um sucesso entre aficionados e colecionadores por causa de seus sabores únicos e picantes. Também é um bom exemplo de como os fabricantes de bebidas destiladas estão se tornando mais ecologicamente conscientes.

Nos últimos quatro anos, a empresa com sede em Seattle fabricou o Garryana com um blend de seus uísques single malt, alguns dos quais envelhecidos em barris feitos de carvalho Garry - uma espécie do noroeste do Pacífico quase extinta (os barris são feitos de árvores que caíram naturalmente).

"Nosso interesse no carvalho Garry foi inicialmente focado apenas em uísque", disse o cofundador da Westland, Matt Hofmann. "Mas, à medida que aprendemos mais sobre nossas espécies nativas de carvalho, vimos em primeira mão como se tornou ameaçado."

A espécie Garry agora é cultivada em apenas 5% de seu habitat anterior, disse Hofmann. O Projeto Garry Oak da destilaria, com a organização conservacionista Forterra, envolve o plantio de novas árvores em todo o estado de Washington, protegendo as existentes. O diretor comercial Chris Riesbeck disse que os funcionários participam, trabalhando na "terra duas vezes por ano para garantir que estamos dando um bom exemplo de administração da terra".

"Ao usar esse carvalho para a produção de uísque, estamos chamando a atenção para o carvalho Garry", disse Hofmann. "Os ecossistemas mais amplos apoiados pela espécie Garry são bons para a região - meio ambiente, vida selvagem e pessoas."