IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fundador da Azul quer estrear outra aérea nos EUA em outubro

o fundador da companhia área Azul, David Gary Neeleman - Paulo Whitaker/Reuters
o fundador da companhia área Azul, David Gary Neeleman Imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Justin Bachman

Da Bloomberg

10/07/2020 15h35

A Breeze Aviation Group, startup criada pelo fundador da Azul e da JetBlue, David Neeleman, está tentando comprar o certificado operacional de uma companhia aérea extinta com o objetivo iniciar voos fretados em outubro.

Segundo documentos regulatórios, o plano da Breeze é inaugurar o serviço de fretamento em 15 de outubro. Se receber aprovação regulatória, a Breeze planeja iniciar os voos agendados em maio do ano que vem. As operações de fretamento terão base na região metropolitana de Minneapolis-St. Paul, no estado americano de Minnesota, onde ficava a sede da Compass Airlines.

A compra do certificado da Compass requer aprovação do Departamento de Transporte dos EUA. A Breeze havia solicitado permissão para operar como uma nova empresa aérea, mas a aquisição de uma licença existente costuma ser a forma mais rápida de iniciar os serviços. A documentação, apresentada na quinta-feira, não revela o preço do certificado.

A Breeze adiou as primeiras entregas dos jatos Airbus A220-300 por seis meses até agosto de 2021. A companhia também está arrendando 15 jatos Embraer E190 da Nordic Aviation Capital, abandonando um plano anterior de voar com os E190 adquiridos da Azul, a companhia aérea brasileira de baixo custo fundada por Neeleman.

A Breeze citou a queda drástica nas viagens aéreas devido ao coronavírus como motivo para alterar seus planos de arrendamento de aeronaves.

Neeleman não comentou sobre o acordo da Compass.

A Compass operava voos regionais para a Delta Air Lines e a American Airlines e encerrou atividades em 5 de abril, após as duas gigantes reduzirem a capacidade por causa da pandemia.

A Compass pertence à Trans States Holdings.