IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FBI investiga postagem falsa no Twitter que anunciou atentado na Casa Branca

23/04/2013 22h49

Washington, 23 abr (EFE).- O FBI investiga a invasão da conta da agência de notícias americana "Associated Press" (AP) no Twitter, na qual nesta terça-feira foi publicada uma mensagem que alertava sobre "duas explosões" na Casa Branca que tinham "ferido" o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A porta-voz do FBI Jenny Shearer confirmou a investigação, mas não deu mais detalhes.

Enquanto isso, um grupo de hackers que apoiam o presidente sírio, Bashar al Assad, assumiram a responsabilidade de ter realizado a invasão.

"Ops! @AP foi tomada pelo Exército Eletrônico Sírio! MAR # # Syria #ByeByeObama", tuitou uma conta vinculada ao grupo de hackers, juntando uma captura de tela da conta da AP quando hackeada.

"Alerta: Duas explosões na Casa Branca e Barack Obama está ferido", pôde ser lido na conta oficial da agência no Twitter pouco depois das 14h de Brasília.

A informação, falsa, ficou na rede sem ser desmentida diretamente pela AP por três minutos, até que Sam Hananel, da redação da agência em Washington, enviou um novo tweet negando a informação e afirmando que a conta da maior agência de notícias dos EUA no Twitter tinha sido hackeada.

Vários jornalistas da agência e correspondentes em Washington tiveram a mesma pressa em desmentir a notícia das bombas na Casa Branca.

"Parece que a conta da AP foi atacada, portanto qualquer coisa que acabar de ser enviada (dela) é obviamente falsa", declarou sobre o incidente a correspondente chefe da agência para a Casa Branca, Julie Pace, no começo da entrevista coletiva diária do porta-voz de Obama, Jay Carney, na residência presidencial.

No entanto, Wall Street sofreu uma forte queda e só se recuperou do susto alguns minutos depois desse tweet da AP, o que para os analistas demonstra a fragilidade dessas cotações muito dependentes de algoritmos e comportamentos gregários.

Os gráficos dos mercados mostram uma autêntica queda livre a partir das 17h08 GMT, após a divulgação do falso tweet, de modo que em apenas dois minutos a Bolsa tinha perdido todos os lucros do dia. EFE

rg/id