Bolsas

Câmbio

Vendas no varejo crescem 0,5% em setembro

Rio de Janeiro, 13 nov (EFE).- O volume de vendas do comércio cresceu 0,5% em setembro se comparado com o mês anterior, sendo o 7º mês seguido de alta, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento das vendas no varejo foi de 10,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Além disso, desde o início de 2013, os números oficiais mostram que o crescimento das vendas é de 11,7% em relação aos primeiros nove meses de 2012, enquanto o aumento acumulado nos últimos 12 meses até setembro é de 12%.

De acordo com o Instituto, em 22 estados o resultado das vendas foi positivo em comparação a setembro do ano anterior.

O estado de Alagoas apresentou o maior crescimento, com uma taxa de 10,6%, seguido pelo Tocantins com 10,3% e do Rio Grande do Norte, que apresentou um aumento de 9,7%.

Os comerciantes que mais ampliaram suas vendas em setembro comparado a agosto foram os dedicados à venda de artigos de uso pessoal e doméstico, com 2,4%, seguidos pelos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos 1,3%, e livros, jornais, revistas e papelaria, 0,9%.

No extremo oposto estão os comerciantes dedicados à venda de veículos, motos, partes e peças, cujas vendas caíram 5,1%, a maior queda entre todos os produtos no Brasil.

Atrás ficaram os comerciantes dedicados à venda de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que observaram uma diminuição da atividade de 0,7%, e os dedicados ao setor de móveis e eletrodomésticos, cuja atividade caiu 0,2%.

Últimas de Economia

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos