Trem de alta velocidade liga Barcelona a Paris e amplia turismo e economia
Barcelona, 15 dez (EFE).- Espanha e França inauguraram neste domingo quatro rotas diretas em trem de alta velocidade, entre elas a que une Barcelona e Paris em apenas seis horas e 25 minutos, e destacaram que abrem novas oportunidades econômicas e turísticas para os países.
O novo serviço foi inaugurado com um ato solene no Palácio dos Reis de Mallorca de Perpignan (no sul da França), onde chegou hoje o primeiro trem de alta velocidade (TGV) vindo de Barcelona (no nordeste da Espanha) após uma hora e 10 minutos de viagem e com autoridades dos países entre os mais de 800 passageiros a bordo.
A ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, e o vice- ministro de Transportes da França, Frédéric Cuvillier, qualificaram de "histórica" a viagem deste domingo, porque representa o fim "das fronteiras" ferroviárias entre os países.
Os representantes destacaram as "oportunidades" econômicas e turísticas que estas novas conexões abrem: Barcelona-Paris, com dois trens diários por sentido; Madri-Marselha, através de Barcelona e em sete horas; Barcelona-Lyon, em 4 horas e 53 minutos, e Barcelona-Toulouse, em três horas.
Pastor declarou que "os Pirineus (as montanhas) deixam de ser uma barreira" entre os dois países, e reforçou que a aliança entre as empresas Renfe e SNCF para permitir estas conexões são consequência "do diálogo e do entendimento" entre os governos.
As rotas iniciadas este domingo "são um meio de transporte rápido, cômodo e seguro", e para Pastor as conexões "abrem novas oportunidades de mobilidade e de troca" entre França e Espanha.
O mercado atual dos deslocamentos entre Espanha e França é de 82 milhões de viagens anuais, 89% delas em veículo privado, e agora a alternativa ferroviária de alta velocidade fará concorrência ao automóvel, ao ônibus e até ao avião.
Durante 2014, as companhias, que operarão sob a denominação Renfe e SNCF, preveem ampliar frequências e destinos para atender a uma demanda estimada em um milhão de viajantes internacionais.
Por enquanto, o trajeto Barcelona-Paris será feito em TGV franceses, inicialmente do modelo Duplex Dayse, e espanhóis se dedicarão às outras linhas (Madri-Barcelona-Marselha, Barcelona-Lyon e Barcelona-Toulouse).
As linhas iniciadas transformam Barcelona em um "hub" de comunicações ferroviárias, já que permitirão conectar a rede espanhola de TGVs com a francesa, tornando possível a conexão ferroviária com o norte da Europa.
O novo serviço foi inaugurado com um ato solene no Palácio dos Reis de Mallorca de Perpignan (no sul da França), onde chegou hoje o primeiro trem de alta velocidade (TGV) vindo de Barcelona (no nordeste da Espanha) após uma hora e 10 minutos de viagem e com autoridades dos países entre os mais de 800 passageiros a bordo.
A ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, e o vice- ministro de Transportes da França, Frédéric Cuvillier, qualificaram de "histórica" a viagem deste domingo, porque representa o fim "das fronteiras" ferroviárias entre os países.
Os representantes destacaram as "oportunidades" econômicas e turísticas que estas novas conexões abrem: Barcelona-Paris, com dois trens diários por sentido; Madri-Marselha, através de Barcelona e em sete horas; Barcelona-Lyon, em 4 horas e 53 minutos, e Barcelona-Toulouse, em três horas.
Pastor declarou que "os Pirineus (as montanhas) deixam de ser uma barreira" entre os dois países, e reforçou que a aliança entre as empresas Renfe e SNCF para permitir estas conexões são consequência "do diálogo e do entendimento" entre os governos.
As rotas iniciadas este domingo "são um meio de transporte rápido, cômodo e seguro", e para Pastor as conexões "abrem novas oportunidades de mobilidade e de troca" entre França e Espanha.
O mercado atual dos deslocamentos entre Espanha e França é de 82 milhões de viagens anuais, 89% delas em veículo privado, e agora a alternativa ferroviária de alta velocidade fará concorrência ao automóvel, ao ônibus e até ao avião.
Durante 2014, as companhias, que operarão sob a denominação Renfe e SNCF, preveem ampliar frequências e destinos para atender a uma demanda estimada em um milhão de viajantes internacionais.
Por enquanto, o trajeto Barcelona-Paris será feito em TGV franceses, inicialmente do modelo Duplex Dayse, e espanhóis se dedicarão às outras linhas (Madri-Barcelona-Marselha, Barcelona-Lyon e Barcelona-Toulouse).
As linhas iniciadas transformam Barcelona em um "hub" de comunicações ferroviárias, já que permitirão conectar a rede espanhola de TGVs com a francesa, tornando possível a conexão ferroviária com o norte da Europa.
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