IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dois supermercados argentinos são fechados por não respeitar acordo de preços

11/03/2014 19h18

Buenos Aires, 11 mar (EFE).- Uma Prefeitura da Argentina fechou nesta terça-feira dois supermercados por não respeitar o programa governamental de "Preços Cuidados", que estabelece valores para cerca de 200 produtos de consumo em massa em comércios de todo o país.

Os fechamentos foram realizados pela Prefeitura da cidade La Plata, capital da província de Buenos Aires, e afeta um estabelecimento da rede argentina "Cerrado" e a outro da rede "Vea", pertencente ao grupo chileno Cencosud.

A medida foi adotada perante supostas "irregularidades na oferta da gama de produtos que fazem parte do programa da lei Preços Cuidados, que essas e outras firmas de venda e fabricação acordaram com o governo nacional em janeiro", informou o Prefeitura em seu site.

Os fechamentos ocorreram após uma operação de controle dos supermercados afetados, onde foi detectada a falta de produtos integrantes do programa.

O programa "Preços Cuidados" fixa os valores de 200 produtos de bens de consumo em massa para evitar altas incontroladas de preços.

O deputado governista Juan Cabandié apresentou hoje um projeto de lei para modificar a atual norma de Lealdade Comercial a fim de que os comércios que descumpram os acordos de preços sejam sancionados com fechamentos por até dez dias.

Segundo publicou nesta terça o jornal "Tiempo Argentino", desde a iniciada de "Preços Cuidados", a Secretaria de Comércio Interior da Argentina aplicou multas a supermercados por um montante total de 5,8 milhões de pesos (cerca de US$ 737 mil) por descumprimentos do programa.