IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Eurogrupo aprova desembolso de novos lances de ajuda para Grécia

01/04/2014 08h47

Atenas, 1 abr (EFE).- Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro aprovaram nesta terça-feira o desembolso de novos lances de ajuda financeira à Grécia, no valor de 8,3 bilhões de euros, e respaldaram o processo de reformas realizadas pelo governo de Atenas.

A ajuda será efetuada em três lances, um de 6,3 bilhões de euros no final de abril, e dois de um bilhão de euros em junho e julho, explicou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, em entrevista coletiva realizada ao final da reunião de ministros de Finanças da zona do euro em Atenas.

Com o desembolso dos primeiros 6,3 bilhões de euros no final de abril, a Grécia estará em condições de pagar o serviço da dívida em maio, acrescentou Dijsselbloem, em referência ao vencimento de obrigações no valor de 10 bilhões de euros.

O presidente do Eurogrupo disse que foi constatado que o programa de resgate para a Grécia tem assegurado seu financiamento durante os próximos doze meses.

Em uma clara mensagem de apoio à Grécia, Dijsselbloem indicou que os ministros de Finanças da zona do euro constataram que o país implementou reformas que ajudarão a melhorar o potencial de crescimento econômico e de investimento e para gerar emprego.

Dijsselbloem se referia às medidas aprovadas no parlamento neste domingo, que têm objetivo de liberalizar o mercado de transportes, energia e de algumas profissões.

"Ajudaremos a Grécia a definir uma estratégia de crescimento que se baseie em uma melhor implementação do uso de fundos internacionais, e além disso ofereceremos assistência técnica", disse o ministro holandês de Finanças.