IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras investirá US$ 2 bi em exploração de gás no sul da Bolívia, diz YPFB

16/04/2014 20h37

La Paz, 16 abr (EFE).- A Petrobras investirá mais de US$ 2 bilhões na exploração de gás em três áreas no sul da Bolívia, anunciou nesta quarta-feira a estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

As áreas que receberão o investimento são San Telmo, Astillero e Sunchal, todas na região de Tarija, perto da fronteira com o Paraguai e a Argentina, informou o presidente da YPFB, Carlos Villegas, em comunicado.

"Estas três áreas no departamento de Tarija são de grande importância, porque os estudos realizados preveem bons resultados de reservas (de gás). Estima-se que Sunchal tem um potencial de 1,68 trilhão de pés cúbicos (TCF, na sigla em inglês), Astillero 1,05 TCF e San Telmo 3,26 TCF", afirmou Villegas.

Segundo a YPFB, estes contratos representam que a operadora realizará o investimento por "conta e risco próprios", ou seja, se não tiver resultados positivos, assumirá 100% do risco da perda de investimento.

Porém, se os resultados forem favoráveis, a Petrobras formará uma "sociedade anônima mista" com a YPFB, que contará com uma participação de 55%, e ambas assumirão os investimentos para o desenvolvimento de infraestruturas locais.

A companhia petrolífera estatal boliviana informou que sua diretoria autorizou a assinatura de contratos de exploração de gás nas áreas de Astillero e San Telmo, enquanto o documento para Sunchal já se encontra no parlamento para sua análise e posterior aprovação.

Villegas destacou que, nos últimos anos, outras empresas vêm realizando tarefas de exploração em áreas de Tarija, entre elas Repsol, British Gas e Petroandina, esta última uma sociedade da YPFB com a venezuelana PDVSA.