IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo terminal de Cumbica é inaugurado em Guarulhos

11/05/2014 13h09

Rio de Janeiro, 11 mai (EFE).- Os passageiros de um voo vindo da Alemanha foram os primeiros a conhecer neste domingo o terceiro terminal do aeroporto internacional de Guarulhos (SP), que deve receber 12 milhões de viajantes por ano e descongestionar o transporte aéreo às vésperas da Copa do Mundo.

O novo terminal entrou em operação na madrugada deste domingo e terá exclusivamente aos voos internacionais, inicialmente procedentes ou com destino à Europa, informaram hoje os administradores do aeroporto com maior movimento do Brasil.

Apesar de que a maioria dos voos internacionais só será transferida ao terceiro terminal depois do Mundial, as instalações atenderão a grande parte dos turistas europeus que desembarcarão no Brasil em junho e julho para assistir ao evento.

A estação servirá inicialmente como base de operações de três companhias aéreas europeias, incluindo a alemã Lufthansa, que estreou o espaço e, até o Mundial, oito companhias desse continente já poderão operar nas novas instalações.

De acordo com os administradores do aeroporto da maior cidade brasileira, o terceiro terminal operará com toda sua capacidade a partir de setembro próximo, quando será responsável por 80% dos voos internacionais que têm São Paulo como destino ou origem e base para 25 companhias aéreas.

A nova estação, com 192 mil metros quadrados e uma das mais modernas do país, tem elevadores panorâmicos, esteiras rolantes, paredes de vidro que aproveitam a luz natural, sistemas de reutilização de água da chuva e câmeras de segurança com capacidade de identificar rostos.

Nos postos de controle, os sistemas de leitura de passaportes é eletrônico, o que agiliza as filas e aumenta a segurança.

O novo terminal, maior que os outros dois, visa a descongestionar um aeroporto pelo qual no ano passado passaram 36 milhões de passageiros, número 50% acima de sua capacidade.

Desde 2012, o aeroporto de Cumbica, situado em Guarulhos, um dos municípios da região metropolitana de São Paulo, administrado pelo consórcio formado pela Invepar e a operadora sul-africana Airports Company South Africa.